energia
Boletim Climático

Temporal deixa milhares de famílias sem energia elétrica no Oeste do PR

energia
Débora Damasceno
Débora Damasceno

#souagro| O temporal que chegou na madrugada desta quinta-feira (20) no Paraná deixou milhares de famílias sem energia elétrica no estado. As regiões mais afetadas são o Centro-Sul, com 35.283 consumidores desligados, e o Oeste, com 34.424. Não há dados específicos sobre o número de atingidos nas áreas rurais.

No total cerca de 90 mil unidades consumidoras estão sem energia. Os municípios mais afetados são Prudentópolis, com 11.043 unidades desligadas, e Palmital (4.746) no Centro-Sul, Jesuítas (3.251), Formosa do Oeste (3.251) e Assis Chateaubriand (3.107), na região Oeste.

 

740 eletricistas de serviços e manutenção da Copel trabalham para reconstruir a rede e restabelecer o fornecimento de energia. As equipes, que estão recebendo reforços de regiões menos afetadas, trabalham para atender 2.203 serviços emergenciais espalhados por todo Estado. Do total, 1.237 estão localizados na Região Oeste.

Os profissionais vão continuar trabalhando ao longo do dia de hoje para que o fornecimento de energia elétrica a todos os consumidores seja restabelecido.

 

energia energia energia

SEGURANÇA

A Copel orienta a população a manter distância de locais que tenham postes quebrados e fios caídos. A falta de luz pode ser informada por meio do aplicativo para celulares ou pelo site www.copel.com, e também pelo número de Whatsapp 41 3013-8973. Sem internet, é possível enviar um SMS para o número 28593, com as letras “SL”, de “sem luz”, e o número da unidade consumidora, destacada em amarelo no cabeçalho da conta da Copel. Ainda, situações de risco e de falta de energia podem ser comunicadas por meio do 0800 51 00 116.

 

PREVISÃO DO TEMPO

Durante toda manhã no Paraná o tempo ficou muito instável com ocorrência de chuvas e temporais. Do centro para o norte e oeste do Estado, as chuvas são mais fortes e acompanhadas de muitos raios. Segundo o Simepar, o acumulado de chuva já é alto em várias cidades do Oeste, Sudoeste e Centro-Sul e o tempo segue instável o dia inteiro; isto é, poderemos ter problemas de enxurradas e alagamentos em função do rápido aumento do nível de riachos e alguns rios.

Para esta sexta-feira (21), o eixo da frente fria continua provocando tempestades em vários setores paranaenses entre a madrugada e manhã da sexta-feira. Gradualmente o sistema frontal se afasta em direção ao Sudeste do Brasil, sendo substituído por uma massa de ar mais estável. Desta forma é bem provável que durante a tarde pouca chuva ocorra no Paraná, com o sol aparecendo. A partir do anoitecer as temperaturas apresentam um declínio mais significativo nas regiões mais ao sul.

(Débora Damasceno/Sou Agro  com AEN e Simepar)

(Fotos: AEN)

(Débora Damasceno/Sou Agro)