AGRICULTURA

Hortaliças e chuva acima da média: saiba dicas sobre os cuidados na horta

Débora Damasceno
Débora Damasceno

#souagro| A chuva dos últimos dias causou muita destruição em várias regiões do Paraná. No agronegócio, muitas lavouras sofreram com o excesso de água no solo. Hoje vamos falar especificamente sobre as hortaliças. Como os produtores podem ter mais cuidados na horta em períodos assim.

Para falar disso, contamos com a explicação de um especialista no assunto, o Jones Carvalho, mais conhecido como “Magrão”, ele está há mais de uma década trabalhando no ramo e já precisou enfrentar muita chuva ao longo dos anos. Tudo isso trouxe uma experiência única que ele compartilha em um vídeo muito detalhado feito especialmente para o portal Sou Agro. Se você quer proteger suas hortaliças, assista o vídeo completo.

 

ASSISTA O VÍDEO:

Hortaliças e chuva acima da média : Magrão dá dicas sobre os cuidados na horta

 

“A preocupação do produtor de hortaliças quando a gente fala num período chuvoso, na verdade, a preocupação para quem trabalha no campo. Para quem trabalha com soja, com milho ou com trigo ou com hortaliças, ele passa a ser a mesma. Geralmente vêm prejuízos que a gente acaba investindo e não obtendo o lucro esperado. Nas hortaliças não é diferente. Você, quando chove de mais, você faz um plantio de soja e dá uma semana de chuva. É lógico que ele não vai germinar como deveria germinar. Ainda sem contar que pode vir ataques de fungos e bactérias nessas plantas novas. Nas hortaliças não é diferente. O ciclo da planta ele atrasa porque são muito, muitos dias nublados, muitos dias chuvosos. Se está nublada, a planta não faz a fotossíntese, como deveria fazer, ela já não atende o ciclo dela, que deveria ter de 30 dias. No verão, ela já vai atrasar o ciclo dela, atrasando o ciclo dela de desenvolvimento. É óbvio que ela já não dá aquela planta como deveria sair. E sem contar os ataques de fungos e bactérias que a gente tem nas hortaliças ou em qualquer outra produção”, explica Magrão.

 

Há muitas questões que envolvem o solo úmido que podem atrasar todo ciclo dentro da horta.

“Devido à umidade, você pode observar que a gente está no plantio de alface americana e alface crespo. As plantas estão totalmente danificadas? Não porque a gente toma um certo cuidado, mas essas plantas aqui. Elas já eram. Se fosse num período bom, elas já deveriam ser colhidas. Mas quando acontece esse tempo, período chuvoso, as plantas geralmente atrasam de 10 a 15 dias e está mais propícia à doença”, detalha Magrão.

Uma dica do Magrão é trocar de cultivo no período chuvoso.
“Quando chegar no período chuvoso, a gente vai fazer o quê? A gente vai trocar, vai trocar a cultura para a gente não correr o risco de gastar o dinheiro que a gente ganhou naquele período de chuvosa. Não adianta a gente plantar abobrinha no período chuvoso, não adianta. Fungos e bactérias vão atacar”, finaliza Magrão.

 

(Débora Damasceno/Sou Agro )

(Fotos: AEN)

(Débora Damasceno/Sou Agro)