ESPECIAIS
Conheça o centro de tecnologia para Agricultura 4.0 do Paraná
#souagro| O que antes era a residência oficial dos governadores, na Granja Canguiri, agora se tornou um Centro de Tecnologia para Agricultura em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.
O Cetec que fica à disposição do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Newton Freire Maia, que fica no mesmo terreno, é um local para desenvolvimento de projetos do ensino técnico e desafoga os laboratórios atualmente utilizados nas aulas regulares. A edificação foi cedida pelo Governo do Estado à Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, em 2021.
- Em segundo turno, Bolsonaro e Lula vão disputar à presidência do Brasil
- Três pessoas são presas por desmatamento ilegal no Paraná
“Esse espaço serviu durante muitos anos para descanso de governadores e agora está integralmente dedicado à educação. É uma transformação na vida desses professores e alunos, mas também de pensamento da sociedade, que não admite mais privilégios. O Centro de Tecnologia do Estado é um novo legado para a educação paranaense”, disse o governador Carlos Massa Ratinho Junior.
O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar) executou serviços de reparos, que somaram R$ 482 mil, na ex-residência, casa de apoio, pintura no pórtico, na guarita, caixa d’água e na passarela do Parque da Ciência Newton Freire Maia, no mesmo terreno.
- Plantio direto pode aumentar eficiência do uso de água nas lavouras
- Direto do espaço: conheça o primeiro satélite brasileiro de monitoramento agrícola
Na prática, o local será voltado à discussão, articulação, execução e divulgação de atividades vinculadas à pesquisa agrícola 4.0, com foco na aplicação dos conhecimentos teóricos dos cursos técnicos, visando o mercado de trabalho e o empreendedorismo, em parceria com o Parque da Ciência e outros órgãos.
O local com foco na tecnologia, recebeu nova mobília e passou por ajustes finais para começar a receber os estudantes. Ao todo, são seis ambientes, sendo cinco internos. Um deles agora abriga um museu em memória do professor e pesquisador Newton Freire Maia e um anexo à ex-residência (onde era a churrasqueira) foi transformado em um mini auditório para até 40 pessoas.
A cerimônia de inauguração com os estudantes, representantes da Secretaria da Educação e do Esporte e da prefeitura de Pinhais contou com a presença de Eleidi Alice Chautard Freire Maia, docente aposentada do Departamento de Genética da UFPR, viúva do professor Newton. “Quero agradecer muito à direção, aos professores e a todos pela homenagem feita ao seu patrono. Agradeço em nome de toda a família pela criação desse espaço de memória”, disse ela, que fez a doação de diversos itens pessoais do homenageado.
(Débora Damasceno/Sou Agro com AEN)
(Fotos: AEN)