ESPECIAIS

Chuva intensa deixa rastro de destruição nas lavouras do Paraná

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

A chuva intensa deixou rastro de destruição no Paraná nesta terça-feira (11), principalmente nas lavouras do Estado. Nós, do portal Sou Agro, recebemos diversos vídeos e fotos que mostram a situação em algumas regiões. Em Três Barras do Paraná, a cerca de 80 quilômetros de Cascavel, lavouras inteiras inundadas pela chuva. Por ali, cerca de 30% das áreas de soja foram plantadas.

A preocupação é tanto com a safra de trigo que os produtores ainda não terminaram de colher no Paraná quanto com a safra de soja, quase toda plantada no Estado.

 

A gente já tinha adiantado por aqui que ia cair o maior toró no estado. E os estragos foram feios, principalmente na região Sudoeste do Paraná, com residências danificadas e lavouras destruídas.

Confira o vídeo:

Chuva intensa deixa rastro de destruição nas lavouras do Paraná

Segundo o Simepar, foram 108 milímetros de chuvas em Francisco Beltrão, 96,4 milímetros em Clevelândia, 89,6 milímetros em Pato Branco, 88,4 milímetros em Dois Vizinhos, 87,6 milímetros em Capitão Leônidas Marques, 73,4 milímetros em Palmas e 60,4 milímetros em São Miguel do Iguaçu ainda na segunda-feira.

 

A Defesa Civil Estadual, com o apoio do Simepar e de outras instituições do Estado, faz o monitoramento da região e acompanhando as ocorrências em todo o Paraná. O CEGERD (Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres) está em contato com as equipes de emergência para verificar quais os locais mais afetados e que precisam de suporte rápido.

As ações de salvamento são realizadas pelas equipes do Corpo de Bombeiros, que apoiam as defesas civis locais.

 

No estado, 575 famílias tiveram as residências danificadas ou invadidas pela água. Ainda, duas pontes foram afetadas, dificultando a mobilidade de cerca de 110 pessoas na cidade de Vitorino.

Números da Defesa Civil do Paraná até a tarde desta tereça-feira (11)

  • Pato Branco – até o momento foram contabilizadas 50 casas afetadas, com quatro pessoas desabrigadas.
  • Francisco Beltrão – uma residência destruída e estima-se que 500 residências tenham sido afetadas.
  • Clevelândia – cinco casas sofreram com inundação.
  • Vitorino – duas pontes foram afetadas, prejudicando a mobilidade de 110 pessoas.
  • Ampére – vinte residências foram afetadas por causa das chuvas.

(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com Agência Estadual de Notícias)

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)