ESPECIAIS

Brasil já exportou mais de 43 mil toneladas de peixe em 2022

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

O Brasil já exportou mais de 43 mil toneladas de peixe em 2022, somado o acumulado de janeiro a setembro. No ano passado todo, foram exportadas 50 mil toneladas. Os dados foram apresentados no Fórum de Internacionalização do Pescado Brasileiro, que termina nesta quarta-feira (19).

A SAP (Secretaria de Aquicultura e Pesca) do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) apresentou na terça-feira (18) as ferramentas que o governo brasileiro adota para ampliar a internacionalização do pescado brasileiro.

 

O conjunto de ações do Brasil foi apresentado às empresas do setor pelo secretário da SAP, Jairo Gund, pelo diretor do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Marcel Moreira, e pela analista da Gerência de Agronegócio da Apex-Brasil, Deborah Rossoni.

O secretário Jairo Gund apresentou dados de como a produção de pescado do Brasil está alinhada com a sustentabilidade. Segundo ele, 27% da área oceânica classificada como Zona Econômica Exclusiva (ZEE) são protegidas por unidade de conservação, sendo a maioria categorizada como uso sustentável, enquanto a média mundial é de 1,2%. Ele disse ainda que 63,5% das espécies brasileiras de pescado estão preservadas e não podem ser capturadas. De acordo com o secretário, foi retomada a estatística pesqueira com avaliações de estoques de mais de 50 espécies.

 

“Ficam bem claras neste evento todas as ferramentas que o Mapa está colocando no mercado para internacionalização do pescado”, destacou Gund.

Jairo Gund e Marcel Moreira falaram do trabalho que os brasileiros estão realizando em 27 postos ao redor do mundo. Dos 233 novos mercados abertos para produtos do agro, de janeiro de 2019 a outubro de 2022, 12 foram específicos para o pescado. Esses mercados incluem peixes vivos, pescado, peixes ornamentais, pescado extrativo, farinha e óleo de pescado.

 

De acordo com Moreira, o Mapa vem trabalhando na promoção da imagem do agronegócio brasileiro no exterior por meio de participação em feiras internacionais, missões prospectivas e rodadas de negócios, entre outras estratégias.

(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com Mapa)

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)