ESPECIAIS
Auditores fiscalizam produção e suspendem comercialização de 15 toneladas de sementes
Auditores do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) suspenderam em força-tarefa, na última semana, a comercialização cautelar de 15 toneladas de sementes no estado de São Paulo. Ao todo, 33 estabelecimentos foram fiscalizados, resultando em 10 autuações.
A operação do Mapa buscou intensificar a fiscalização sobre a produção, a reembalagem e a comercialização de sementes de espécies forrageiras tropicais nas regiões de Presidente Prudente e Ribeirão Preto, abrangendo 15 municípios do estado de São Paulo.
- Produtores paranaenses podem perder 32% da soja plantados se o frio se confirmar
- Papagaios visados pelo crime são resgatados em situação precária
Durante a ação, também foram coletadas amostras de lotes de sementes para verificar se os produtos fiscalizados atendem aos padrões nacionais de identidade e qualidade, estabelecidos pelo Ministério. Se os resultados das análises oficiais demonstrarem que os lotes não atendem aos padrões, os respectivos produtores serão autuados pela irregularidade.
Participaram da ação 14 auditores fiscais federais agropecuários e dois agentes de atividades agropecuárias dos estados do Amazonas, da Bahia, do Espírito Santo, de Mato Grosso, do Rio Grande do Sul, de São Paulo, de Sergipe e do Distrito Federal.
(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com Mapa)
Foto: Mapa