ESPECIAIS
Endemias alerta para cuidados com escorpião nas áreas rurais
#souagro| O setor de Endemias de Toledo, região Oeste do Paraná, orienta para cuidados com escorpiões nas áreas rurais e urbanas do município, por conta da alta incidência destes animais neste ano.
Na área rural do município, o principal problema é com escorpião preto, que não é venenoso, mas mesmo assim requer alguns cuidados. “Se ele tem local para procriação é por que aquele ambiente está propício para isso, e é por isso que orientamos a população a buscar o setor de Endemias a partir do aparecimento desses animais”, afirma Lilian Konig, coordenadora do setor de Endemias do município.
- Segurança rural: polícia reforça patrulhamento no PR
- Saiba quais produtos terão bônus do Programa de Garantia de Preços em agosto
Já na área urbana o aparecimento é do escorpião do tipo amarelo, que é venenoso e pode causar morte em caso de picada. O aumento de casos de recolhimento de escorpiões, para o setor, diz respeito às próprias orientações dadas: antes a população não sabia a quem recorrer ao encontrar um deste. O setor faz o recolhimento para controle. Este trabalho ocorre à noite, já que é neste horário que o animal sai para se alimentar.
“Orientamos a população a manter o quintal o mais limpo possível, sempre que fazemos vistoria do mosquito da dengue. E aproveitamos para conscientizar sobre o aparecimento de escorpião, que é muito perigoso. Este tipo de animal gosta de folha seca, de entulho, então a nossa orientação é para que o morador faça essa gestão de resíduos da melhor forma possível para que o local não vire criadouro de escorpiões. E ainda se houver escorpião no local, chamar o setor de Endemias”, orienta.
Foto: Endemias/Toledo