PECUÁRIA
Veja o que influencia a quantidade de bois por hectare
#souagro| São vários os motivos que influenciam a quantidade de bois por hectare em uma propriedade rural.
Segundo último Censo Agropecuário realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e divulgado em 2017, a média no brasil é de uma cabeça de gado por hectare.
Mas à medida que o sistema de produção se intensifica, essa média sobe. Sistema de pasto com adubo especial e irrigação, por exemplo, pode aumentar a capacidade de suporte para 15 a 20 cabeças de gado por hectare.
- Audiência discute fornecimento de fertilizantes estrangeiros
- Banco Central aumenta projeção do PIB para 1,7% em 2022
Também há sazonalidade na oferta de forragem ao longo do ano, por que perde capacidade de suporte no inverno. Só por isso já se torna um desafio adequar a capacidade produtiva das áreas de pastagem.
Além desses fatores, é preciso se preocupar ainda com a categoria do animal: se são vacas prenhas, com bezerros, novilhas ou animais adultos. Cada tipo de animal precisa de uma quantidade de matéria seca disponível.
Soma-se a esses fatores, ainda, o tipo de categoria animal de que estamos falando, se são vacas prenhas, com bezerros ao pé, garrotes, novilhas, ou animais adultos. Cada tipo de animal precisa de uma quantidade específica de matéria seca disponível.
- Ladrões furtam R$ 1 milhão em defensivos agrícolas no PR
- Produtores discutem fruticultura em Dia de Campo
É importante a escolha adequada da forrageira para o sistema e ajustar a taxa de lotação à capacidade de suporte da área, para evitar o subpastejo e superpastejo.
Subpastejo é quando a taxa de lotação está abaixo da capacidade de suporte. O animal tem a oportunidade de selecionar melhor a pastagem, o que melhora o ganho individual, mas deixa a desejar no ganho por área.
No superpastejo a taxa de lotação e pressão de pastejo é maior do que a capacidade de suporte da área. O animal seleciona menos, por isso pasteja mais, faz mais horas no pasto e isso resulta em menor desempenho e ganho individual.
(Tatiane Bertolino/Sou Agro – Com Agências)