Produção de ovos- Granja feliz - 04-2021 Arapongas-Pr Gilson Abreu/AEN
ESPECIAIS

Produção de ovos férteis recua no País

Produção de ovos- Granja feliz - 04-2021 Arapongas-Pr Gilson Abreu/AEN
Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

#souagro| A produção de ovos férteis recuou no País. Os dados são do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). De março de 2021 a março de 2022, houve queda de quase 2% no volume de ovos produzido.

Dos 17 estados relacionados pelo instituto, mais da metade registrou queda na produção. No país, foram exceção nessa queda os estados do Paraná, de Minas Gerais, do Mato Grosso do Sul e da Bahia.

A maior redução na produção de ovos férteis ocorreu no Rio Grande do Sul. Foram 172 milhões de unidades a menos produzidas no período. Mesmo com a queda, o Estado se manteve como o quinto maior produtor do Brasil e responsável por 12,14% da produção de ovos férteis.

 

Goiás, São Paulo e Santa Catarina foram, respectivamente, 2º, 3º e 4º colocados, mas também sofreram queda na produção se comparado aos 12 meses anteriores.

Segundo o IBGE, perto de 93,5% do volume de ovos férteis produzidos tiveram como origem estados do Centro-Sul do País.  O Nordeste respondeu por 4,61% e a Região Norte por 0,84%. Em alguns estados, os dados não foram divulgados.

(Tatiane Bertolino/Sou Agro – Com Agências)

 

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)