ESPECIAIS
Homens são presos com agrotóxico proibido no Brasil
#souagro| Agrotóxicos de uso proibido no Brasil foram apreendidos pela Polícia Civil do Mato Grosso na cidade de Lucas do Rio Verde. A carga estava com dois suspeitos que foram presos em flagrante.
Os dois homens de 29 anos foram encontrados após investigações. As equipes policiais ficaram saber que a dupla estava na cidade para buscar os agrotóxicos e depois de monitoramento, foram até a casa onde eles estavam.
- Produtor poderá recuperar vegetação nativa sem licença
- Degradação do solo agrícola é foco de investigação em pesquisa
No local foram encontrados 330 pacotes do produto ilegal de origem chinesa e de uso proibido, que entrou no Brasil pela Bolívia. O defensivo é usado para aplicação em lavouras de soja. A Polícia chegou na casa no momento em que a carga estava sendo colocada dentro da carroceria de uma caminhonete.
Além dos agrotóxicos, dentro do carro foram encontradas três munições de calibre.38 e na residência uma pistola calibre.40 totalmente municiada e dentro de um cofre, aberto pelo proprietário, havia um rifle calibre 357, uma pistola 380 e munições.
- Caminhoneiros em parasalição na Argentina por falta de diesel
- Aumento: 40% dos custos de produção serão com energia
- Investimentos em estradas beneficiam agricultura familiar
Os dois suspeitos foram levados à Delegacia de Lucas do Rio Verde e autuados em flagrante pelos crimes de transporte de produto irregular e tóxico e posse ilegal de munições.
O CRIME
Produzir, comprar, transportar, vender ou utilizar agrotóxicos falsificados ou contrabandeado configura crime de sonegação, descaminho e contrabando — Lei dos Crimes Ambientais (Lei n. 9605, de 12 de fevereiro de 1988); contrabando ou descaminho (art. 334 do Código Penal) e Lei dos Agrotóxicos (Lei n. 7.802/89).
(Débora Damasceno/Sou Agro com PC/MT)
(Fotos:PC/MT)