ESPECIAIS
Gado roubado em assalto é recuperado após mensagens em grupos com a PM
#souagro| A troca rápida de informações via aplicativo de mensagens entre moradores e policiais ajudou um produtor rural a recuperar 73 cabeças de gado, que haviam sido roubadas, em Campina da Lagoa na região Centro-Oeste do Paraná.
O crime aconteceu no mês passado, durante uma madrugada na propriedade do engenheiro agrônomo Francisco Azevedo Figueiredo Neto. Segundo ele, os criminosos bateram na casa dos funcionários da fazenda por volta de 4h30 da manhã alegando que eram policiais. “Os funcionários desconfiaram, mas antes que eles pudessem fazer alguma coisa os bandidos arrombaram a porta e renderam todo mundo”, relata Neto, que não estava presente na fazenda durante a ação.
- Redução no uso de defensivos está no foco dos debates
- Demora na fiscalização de cargas pode afetar exportação de aves e suínos
Os ladrões renderam e amarraram os funcionários e, depois, outros quatro veículos chegaram na propriedade, trazendo mais 20 pessoas da quadrilha. “Eles juntaram o que conseguiram de bois na mangueira, pegaram os cavalos e foram reunir o resto do gado. Depois chamaram três caminhões, carregaram e fugiram”, conta o produtor.
A quadrilha terminou de embarcar os animais às 9h30 da manhã, mas deixou um carro até as 17h para vigiar os funcionários para que não avisassem as autoridades. “Lá não pega celular. E eles quebraram o telefone fixo e o [modem de] Wi-Fi assim que chegaram”, relata Neto.
- Acesso a seguro agrícola pode ser facilitado a pequenos e médios produtores
- Saiba quando serão liberados os recursos do Plano Safra 21/22
Assim que os bandidos deixaram a propriedade, a informação sobre o crime começou a circular na forma virtual pelos grupos de mensagem. “Quando avisei a polícia, também informei em diversos grupos.
O negócio foi crescendo, com o pessoal replicando, mandando informações. Quem via o caminhão avisava. Isso ajudou bastante”, relembra o produtor. “O principal foi a rapidez no repasse de informações. Uma pessoa que está em um destes grupos lembrou que viu esses caminhões e avisou a polícia”, afirma o capitão Íncare Correa de Jesus, da Polícia Militar (PM).
Na mesma tarde do dia do roubo, equipes do 25º Batalhão da Polícia Militar localizaram os animais roubados em uma propriedade em Maria Helena, na região Noroeste. No local, não havia membros da quadrilha. Segundo a PM, será instaurado um inquérito policial para apurar a participação dos envolvidos no crime de roubo de gado.
(Débora Damasceno/Sou Agro com Faep)
(Foto: Polícia Militar)