Projeto cria fundo nacional para agropecuária
#souagro| A criação de um fundo nacional para financiar ações de prevenção contra perdas agropecuárias provocadas por eventos climáticos ou sanitários, está prevista no Projeto de Lei 711/22 que tramita na Câmara dos Deputados.
A proposta diz que o Fundo Nacional para Prevenção, Proteção e Defesa Agropecuária Contra Calamidades (Fundeagro) também poderá subsidiar os produtores afetados por eventos climáticos ou sanitários adversos, como secas e doenças que atingem as plantações.
O PL prevê que o fundo será composto por 1% das receitas arrecadadas com tributos federais relativos à venda de produtos agropecuários. Além disso, o fundo poderá receber recursos de dotações orçamentárias, doações e convênios.
- Do agronegócio, veja quem é a mulher mais rica do Brasil
- Conservar o solo faz toda diferença na produção agropecuária
O projeto é de autoria do deputado Jerônimo Goergen (PP-RS): “Com essa proposta, buscamos criar mais um mecanismo para proteção contra eventos que causem prejuízo ao setor agropecuário, que é o principal gerador de divisas para o País”, diz o parlamentar.
Repasse
De acordo com o projeto, os recursos do Fundeagro poderão ser repassados por meio de convênio, acordos ou ajustes. O financiamento de projetos dependerá de avaliação técnica feita pelo órgão especializado. O Poder Executivo Federal vai determinar as normas de gestão, funcionamento e controle do fundo.
Tramitação
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
(Débora Damasceno/Sou Agro com Agência Câmara de Notícias)
Foto: Governo Federal