SOU AGRO MULHER
Mulheres ganham destaque na agricultura familiar brasileira
Em março que foi o mês da mulher, elas foram destaque do Boletim da Agricultura Familiar, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Nesta edição, o documento procurou destacar as conquistas alcançadas pelas mulheres na agricultura familiar e refletir sobre o futuro, em termos de melhoria das políticas públicas e do aumento constante da participação feminina no desenvolvimento socioeconômico do país, refletindo em melhoria de vida para trabalhadoras rurais e agricultoras familiares.
Para isso o Boletim traz um capítulo sobre política públicas com dados relevantes sobre o impacto do Programa Alimenta Brasil, antigo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), para a autonomia econômica das mulheres do assentamento Chapadinha no Distrito Federal, além de uma análise da participação das criadoras de animais de todo o país no Programa de Vendas em Balcão (ProVB).
- Preços mínimos para laranja, trigo e café são reajustados
- Paraná projeta safra de grãos de 36,2 milhões de toneladas
A publicação ainda mostra uma avaliação do resultado da Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio) e de outros programas executados pela Conab no apoio à produção, realizada pelas próprias beneficiárias, na elevação da renda dos produtores acima das linhas de pobreza e extrema pobreza.
De acordo com a mais recente publicação do Censo Agropecuário, realizado em 2017 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de mulheres na direção dos estabelecimentos rurais no Brasil alcançou quase 1 milhão, de um universo de 5,07 milhões, indicando um crescimento de 44,2%, em comparação ao Censo realizado em 2006.
Clique aqui e leia a íntegra da publicação.
(Fonte: Conab | Foto:Freepik)