Chuva forte deixa milhares de consumidores sem luz
#souagro| A chuva chegou com força principalmente nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná nesta segunda-feira (11). Como já havíamos adiantado hoje cedo na previsão do tempo, as condições climáticas eram favoráveis para grandes acumulados de chuva.
Além disso, também foram previsto alagamentos e ventos fortes nas regiões onde a chuva chegou mais forte e realmente a previsão se cumpriu. Muitos agronautas registraram o tempo se fechando e também a chegada da chuva.
VEJA O VÍDEO:
QUEDA DE ÁRVORES
Em Foz do Iguaçu cerca de 20 árvores, e muitos galhos, caíram devido às fortes chuvas e ventos, que iniciaram durante a madrugada. Equipes da Defesa Civil e Copel estão nas ruas da cidade fazendo reparos dos prejuízos em vias públicas.
FALTA DE ENERGIA ELÉTRICA:
E essa união de fatores resultou no desabastecimento de energia em várias cidades. De acordo com a Copel (Companhia Paranaense de Energia), aproximadamente 29 mil domicílios ficaram sem luz em toda a região durante a manhã. Sendo as cidades mais afetadas: Guaíra, que ficou com cerca de 6 mil unidades consumidoras sem luz, Itaipulândia, como cerca de 5 mil clientes desligados, Cascavel, com 3 mil consumidores, e Foz do Iguaçu, com 2 mil clientes sem luz.
- Preço do combustível impactou alta recorde da inflação oficial
- Alimentação do futuro é foco do Polo de Inovação Agropecuário
Mas segundo a Copel, ao longo das horas as equipes já conseguiram reestabelecer a energia elétrica de mais de 80% das unidades consumidoras desligadas em função das fortes chuvas. Às 12h, cerca de 8,7 mil consumidores permaneciam sem energia elétrica. Foz do Iguaçu, é a cidade com mais unidades sem luz e está com 660 consumidores desligados, Itaipulândia, agora com 781 clientes sem energia, Cascavel, com 379 clientes, e Guaíra, com 623 clientes sem energia.
A Companhia informou que reforçou as equipes para enfrentar os danos causados pelas fortes chuvas, e que no momento, 135 equipes estão em campo realizando a manutenção dos estragos.
ACUMULADO DE CHUVA
Como é possível perceber no mapa abaixo, na última atualização do Simepar os acumulados já são elevados nas regiões Oeste e Sudoeste. Nas áreas em verde é e azul é possível verificar os locais onde mais choveu. Em Cascavel, o pluviômetro do Sou Agro que fica no bairro Cancelli, em Cascavel registrou um acumulado de 60 milímetros por volta das 11h.
- Ladrões invadem cooperativa e furtam defensivos no Paraná
- Produtores de café devem enfrentar período desafiador
VENTOS
O mapa abaixo mostra também a velocidade dos ventos, e nas cidades mais afetadas a maioria dos registros é de mais de 50km/h, em alguns casos as rajadas de vento passaram de 80 km/h, conforme registro do Simepar.
(Débora Damasceno/ Sou Agro)