valorizar
COOPERATIVISMO

VÍDEO: valorizar o pequeno é ser grande

valorizar
Vandre Dubiela
Vandre Dubiela

 

#souagro | Valorizar o pequeno é ser grande. A água é fonte de vida das plantas que além de irrigar, ameniza o sol escaldante do verão no oeste do Paraná. Walter e a esposa são caprichosos e cuidam de dois hectares de horta orgânica no meio da cidade de Toledo. Uma verdadeira paixão pelas hortaliças. O cultivo existe desde 1997. “Escolhi a horticultura pela adaptabilidade ao pequeno produtor, por conta do baixo investimento”, explica Walter Bessegatto.

Valorizar o pequeno é ser grande

Ele tem venda garantida e confiança no comprador. “Entrego meus produtos para a Primato. Já sabemos o quanto que vende, porque mexemos com o mercado há muito tempo. Então nossa produção é planejada no montante que o mercado vai adquirir. Não fazemos loucura em produzir além do pedido. Tudo que eu produzo, vai para a Primato”. A negociação é facilitada, segundo o produtor. “É como uma amizade antiga. Isso favorece a negociação”.

O coordenador de vendas do setor de hortifrúti da Primato, Flávio José da Silva, vai diretamente no campo selecionar os produtos no campo. Tudo para garantir ao consumidor os melhores produtos nos supermercados. “A nossa escolha é pelo produtor local. A cooperativa preza muito por ele e pelo nosso cooperado. A ideia é gerar renda no município que a cooperativa atua”. O diferencial, conforme o coordenador de vendas, é o frescor dos produtos. “É colhido bem cedinho e na hora do almoço o consumidor já tem acesso nas gôndolas dos supermercados”.

Atualmente são 11 produtos que têm toda a demanda absorvida pela Primato. Mas a ideia da cooperativa vai muito além disso. Está com um projeto de expansão e quer convidar novos cooperados a se se integrar nas hortaliças. “A cooperativa está com o projeto de fomento de hortifrútis em andamento. Vamos até a casa do cooperado para apresentar o projeto e estimulá-lo a produzir algo diferente, trazer uma diversificação e frescor para o produto nas nossas lojas e ao mesmo tempo gerar uma renda extra para eles”.

 

 

Além de trabalhar com suínos, leite ou grãos, o produtor também poderá ter um extra, que será a produção de hortifrúti que a cooperativa absorverá dentro do mercado, garantindo assim a venda das mercadorias produzidas pelo produtor”.

O retorno de tanta dedicação? O Walter responde: “Ficamos contentes quando o comprador fica satisfeito. Quando o produto está bonito levamos. Quando não está legal, deixamos. Isso comprova que a qualidade é o nosso principal foco”.

(Vandré Dubiela/Sou Agro)

(Vandre Dubiela/Sou Agro)