ministro
ESPECIAIS

VÍDEO: oeste impressiona o ministro do Meio Ambiente

ministro
Vandre Dubiela
Vandre Dubiela

 

#souagro | O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, participou de uma extensa agenda na região Oeste ao longo dos últimos dois dias e ficou impressionado com o que viu. Ele visitou alguns municípios, propriedades rurais e empresas. Fez questão de visitar o aterro sanitário de Cascavel, modelo em geração de energia.

Os modelos visitados servirão como modelo do governo federal na implantação do programa de redução de metano. A iniciativa incentiva a transformação de resíduos orgânicos, produzidos em âmbito urbano ou rural, em biocombustível, e contará com o auxílio financeiro de bancos públicos como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

 

 

Em Ouro Verde do Oeste, visitou a EnerDinbo, a primeira central de bioenergia em grande escala do Brasil. O ministrou falou sobre a importância das energias renováveis para o agronegócio. “O que eu vi no oeste do Paraná foram pequenas propriedades e grandes projetos, os dois convivendo de forma integrada e o que é mais importante, todos eles responsáveis ambientalmente”, destacou.

 

 

SOLUÇÕES CLIMÁTICAS

O ministro afirmou que encontrou na região oeste, soluções para o problema do clima lucrativas. “Conversei com um pequeno produtor que recebe R$ 4 mil para tratar o resíduo e transformar em biogás. Conversei com uma grande indústria, a Lar, que tem um projeto gigantesco, que consegue gerar energia. Os dois, além de energia, podem gerar o biometano, um gás que futuramente garantirá tração a tratores e caminhões e o biofertilizantes, solução local para produzir fertilizantes para o Brasil”.

(Vandré Dubiela/Sou Agro)

 

VEJA MAIS DETALHES DA VISITA DO MINISTRA NO VÍDEO ABAIXO:

Ministro do meio ambiente impressionado com o oeste do Paraná

(Vandre Dubiela/Sou Agro)