VÍDEO: chuva se afasta nos próximos dias
#souagro | Chuva se afasta. Um dia depois do vendaval e chuva de granizo registrados em alguns municípios das regiões oeste e sudoeste do Paraná, o engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho, do Clima Terra, faz a previsão do tempo para os próximos dias em todo o Estado. “A frente fria se afasta do Paraná. Em alguns municípios da região, ocorreram chuvas de baixa intensidade. Passou a parte mais ativa dela e as temperaturas agora começam a cair”, comenta Coutinho.
De hoje até segunda-feira, a tendência e de tempo mais seco, praticamente da metade oeste do Paraná. “A partir de terça à noite ou quarta, uma nova frente fria chega trazendo chuvas e trovoadas mais fortes. Começa aos poucos a diminuir a chuva”. Com base na anomalia da primeira semana de abril, a chuva começa a ficar mais fraca, primeiramente no Rio Grande do Sul, parte de Santa Catarina e aos poucos no Paraná e Paraguai. Até o fim de março chove bem”.
Para a agricultura, o solo está bom uma boa cobertura hídrica – “talvez até demais” -, e isso é uma preocupação, pois o milho pode não enraizar profundamente e quando começar a reduzir a chuva, que será ao longo de abril e maior, ter problemas lá na frente. “Outro detalhe é o frio: Amanhã e domingo, pode ter uma pequena chance de geada nos campos de Palmas, com mínimas de 3ºC a 6ºC e na serra Catarinense. Na região de Cascavel, podem ser registradas temperaturas entre 7ºC e 10ºC nas baixadas ou 10ºC e 12ºC no alto, a tarde mais agradável.
A anomalia de hoje até o começo da semana que vem, mostra frio na região sul e este frio permanece pelo menos até o dia 15 de abril, com intervalo de aquecimento. “Outra massa de ar frio forte pode chegar a partir da próxima quinta ou sexta-feira. Não se descarta risco de geada.
(Vandré Dubiela/Sou Agro)
Foto: Vandré Dubiela