tereza
ESPECIAIS

Último dia de Tereza Cristina como ministra da Agricultura

tereza
Vandre Dubiela
Vandre Dubiela

 

#souagro | Foram exatos 3 anos 2 meses e 29 dias ou 1.184 dias ininterruptos desde que assumiu o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em janeiro de 2019. A engenheira agrônoma e maior liderança feminina da agropecuária brasileira dos últimos tempos, Tereza Cristina Côrrea da Costa Dias, 67, e nascida na capital sul-mato-grossense Campo Grande, cumpre nesta quarta-feira (30), seu último dia como ministra, para se desincompatibilizar e concorrer a uma vaga no Senado pelo Mato Grosso do Sul.

Ministra Tereza Cristina participando de encontro no dia 13 de janeiro, no Sindicato Rural de Cascavel - Foto Vandré Dubiela
Ministra Tereza Cristina participando de encontro no dia 13 de janeiro, no Sindicato Rural de Cascavel – Foto Vandré Dubiela

Antes de ser convidada ao cargo de ministra pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, Tereza Cristina foi secretária de Desenvolvimento Agrário da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo de Mato Grosso do Sul durante o governo de André Puccinelli. Ela também foi uma das lideranças que defenderam a aprovação do Projeto de Lei 6.299, que flexibiliza as regras para fiscalização e aplicação de agrotóxicos no País.

Em clima de despedida, a ministra Tereza Cristina participou na terça-feira, ao lado do presidente Jair Bolsonaro, de um evento em Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, envolvendo a entrega de 2.667 títulos de propriedade rural a agricultores do Assentamento Itamarati. Também foi anunciada a concessão de 8.330 documentos de titulação – entre provisórios e definitivos – em 164 áreas de reforma agrária de 51 cidades do estado, de maio de 2021 a março de 2022.

“Eu vim aqui hoje [ontem] com muita emoção. É meu último dia no Ministério da Agricultura amanhã [hoje]. Essa é minha última agenda aqui no meu estado como ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que muito me honrou. O presidente quis vir aqui porque ele é um sul mato-grossense de coração ”, disse Tereza Cristina. A ministra defende o nome do secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Marcos Montes, para substituí-la.

Nesta quarta-feira, Tereza Cristina cumpre agenda a partir das 9h, com o presidente da Embrapa, Celso Moretti, em Brasília. Será um dos últimos compromissos oficiais dela como ministra da Agricultura, que no dia 13 de janeiro deste ano esteve e Cascavel com sua comitiva, para conferir de perto os estragos ocasionados pela estiagem na região oeste e também participar de um encontro no Sindicato Rural de Cascavel.

(Vandré Dubiela/Sou Agro)

(Vandre Dubiela/Sou Agro)