ESPECIAIS
Selo permite a agroindústrias vender para todo Paraná
A Secretaria Municipal de Agricultura de São Miguel do Iguaçu e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná reuniram-se na sala de reuniões da cooperativa Cresol, produtores das agroindústrias do município. O objetivo foi discutir ações para a conquista do selo SUSAF (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte), que permitirá a comercialização dos produtos em todo o Estado.
O município possui hoje cinco agroindústrias que estão encaminhando a documentação para conquistar o selo. Segundo o secretário de Agricultura, Marcelo Alexandre, o próximo passo é a adequação dessas agroindústrias, documentação e planos de trabalho. “Estamos auxiliando esses agricultores no encaminhamento de toda a documentação para a Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná), que é o órgão responsável pela emissão do selo”.
São Miguel do Iguaçu tem um grande potencial para o desenvolvimento das agroindústrias e o governo municipal trabalha para buscar o fortalecimento desse setor. “Infelizmente algumas agroindústrias fecharam devido à pandemia da Covid-19, concorrência e o custo de produção. Nossa intenção é resgatá-las e dar todo o apoio necessário para o seu desenvolvimento”, destacou o secretário.
O agricultor Airton Carvalho, que tem uma agroindústria de produção de queijos há 5 anos, disse que esse trabalho que está sendo realizado para a conquista do selo vai alavancar a venda dos produtos. “Ele vai permitir que nossos produtos possam ser vendidos livremente em qualquer parte do território paranaense. Para os consumidores será uma garantia de qualidade, com a segurança de que a produção é artesanal e respeita as boas práticas agropecuárias e sanitárias”.
O selo SUSAF é sistema que tem por objetivo promover a equivalência entre os serviços de inspeção municipais (SIM) e o estadual (Serviço de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte – Siapp), harmonizando os procedimentos de registro, inspeção e fiscalização das agroindústrias de pequeno porte de origem animal do Estado.
O Paraná é um dos estados com maior número de agricultores orgânicos certificados. Os dados atualizados do Ministério da Agricultura e do Abastecimento apontam para 3.860 unidades de produção orgânica, o que representa 14,5% das 26.546 credenciadas no País. O Paraná fica atrás apenas do Rio Grande do Sul, que tem 3.966.