nome
ESPECIAIS

Saiba quem é o novo ministro da Agricultura

nome
Vandre Dubiela
Vandre Dubiela

 

#souagro | Novo ministro: hoje é o último dia de Tereza Cristina no cargo de ministra da Agricultura. Ela assumiu o desafio em janeiro de 2019. Enquanto isso, nos corredores do Palácio do Planalto já circulavam rumores em torno do nome para sucedê-la. Inclusive, já tem o aval da engenheira agrônoma. O nome foi confirmado hoje pelo governo federal. A posse do novo ministro será nesta quinta-feira, a partir das 15h.

Trata-se de Marcos Montes, atual secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Seu nome também teve o respaldo do IPA (Instituto Pensar Agro), manifestado durante recente reunião presidida por Nilsão Leitão. “Será o melhor substituto da ministra Tereza para manter o sucesso alcançado”, resumiu.

Marcos Montes Cordeiro, nascido em Sacramento, Minas Gerais, médico, professor e deputado federal pelo PSD com diversas atividades conectadas ao agronegócio. Tereza Cristina sai para disputar o Senado pelo Mato Grosso do Sul, pelo DEM.

Ao longo de sua trajetória, Tereza Cristina colocou a cara a tapa em defesa da pacificação das polarizações, principalmente em relação às questões internacionais, não titubeando em afivelar as malas e viajar pelo mundo, comportamento que abriu pelo menos 150 mercados para o Brasil. Ela enfrentou com muita coragem as sanções sanitárias e apoiou abertamente o modelo de cooperativismo, na construção de diálogos entre as cadeias produtivas.

 

 

Ela deu um suporte importante para o plano ABC+agricultura de baixo carbono, além do Planos Águas do Agro, Pronasolos e agora, por fim, o Plano Nacional de Fertilizantes.

Na manhã desta quarta-feira, em Brasília, Tereza Cristina participou de seu último ato oficial como ministra, ao participar de uma reunião com o presidente da Embrapa, Celso Moretti. O objetivo foi apresentar detalhes sobre a caravana Embrapa FertiBrasil, que percorrerá vários estados brasileiros para orientar sobre o uso eficiente dos fertilizantes.

(Vandré Dubiela/Sou Agro, com informações do Blog do Tejon)

 

Foto: Ministério da Agricultura

 

(Vandre Dubiela/Sou Agro)