temporal
ESPECIAIS

Reflexos do temporal: milhares de unidades continuam sem energia elétrica

temporal
Débora Damasceno
Débora Damasceno

#souagro| Os reflexos do temporal que atingiu o Paraná nesta quinta-feira (24) continuam sendo sentidos hoje (25). No Oeste do Paraná, milhares de unidades continuam sem energia elétrica mesmo depois de horas da passagem da chuva forte acompanhada de ventos. Os estragos foram muitos.

De acordo com a Copel, os técnicos passaram a noite toda trabalhando para reconstruir os trechos de rede que foram destruídos pelo temporal. Ainda segundo a companhia, nesta manhã por volta do meio dia, cerca de 8 mil e 700 consumidores estavam sem energia. As cidades que mais tem unidades desligadas são: Boa Esperança do Iguaçu, com 1.115 clientes, Marechal Cândido Rondon, com 580 imóveis sem energia, Catanduvas, com 538 e Cascavel, com 352.

A companhia informou que os trabalhos vão continuar ao longo de toda sexta-feira (25) até que toda situação seja normalizada. A Copel afirma que um dos principais desafios é que os desligamentos estão espalhados em diversas localidades e totalizam mais de mil serviços.

OS ESTRAGOS:

Palotina

O portal Sou Agro tem trazido os estragos deixados pelo temporal nas últimas horas. Em Palotina por exemplo, a C. Vale precisou suspender o abate de aves. A unidade foi prejudicada pelo vento forte, quem estava no local filmou o momento em que parte da estrutura utilizada para triagem durante a pandemia é destelhada. Todo estrago gerado pelo temporal fez com que a cooperativa tomasse a decisão de suspender o abate de aves nesta sexta-feira (25) para que a situação na unidade seja normalizada.

temporal
C. Vale precisou suspender o abate de aves por conta do temporal

O temporal também causou a queda de vários postes em frente a sede da cooperativa em Palotina. As estruturas ficaram caídas no asfalto e atravessadas no meio da rua. Nós entramos em contato com a Copel para saber quantas unidades consumidoras permanecem sem energia, e de acordo com a Companhia 61 unidades consumidoras ainda estão desligadas e são em locais onde os danos foram grandes e demanda equipes de manutenção, mas que os técnicos trabalham para reestabelecer o abastecimento.

Em Cascavel, de acordo com informações fornecidos pelo Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), os ventos atingiram 106,9 km/h. Não há registro de maiores danos na capital do oeste, apenas uma situação isolada de uma árvore que caiu sobre um veículo na rua Recife, no bairro Claudete. Por sorte, o motorista não estava no local no momento da tempestade.
Mercedes
Já em Mercedes, os prejuízos foram bem maiores. Os ventos danificaram boa parte da cobertura de um aviário recém-construído, com capacidade para 35 mil pintainhos. Os estragos deixaram um rombo pelo menos R$ 1 milhão. O fato ocorreu em Linha Sanga Mineiro, interior do município de Mercedes. Os outros dois aviários existentes na propriedade, já em uso e com vários lotes de aves abrigados, não foram atingidos. Os fortes ventos provocaram ainda a queda de dezenas de árvores na propriedade.
mercedes
Aviário cai em Mercedes

Toledo

Em Toledo, cidade vizinha à Cascavel, o temporal gerou estragos em duas unidades de saúde, localizadas em Vila Paulista e Jardim Concórdia. Uma residência no Jardim Europa teve as telhas arrancadas pela força do vento, conforme informações repassadas pelo Corpo de Bombeiros. Uma árvore de médio porte caiu sobre a PR-317, ligando Toledo e Assis Chateaubriand, obrigando os motoristas a utilizar apenas meia-pista enquanto os soldados do Corpo de Bombeiros realizaram o corte do tronco e dos galhos.

 

São Miguel do Iguaçu

Em um vídeo, o produtor mostra o resultado de fortes ventos em uma propriedade localizada no interior de São Miguel do Iguaçu. As rajadas de vento e granizo condenaram boa parte da produção da área plantada com o milho e ainda derrubaram um pivô central. Dezenas de residências tiveram a cobertura danificada ou até mesmo parcialmente arrancada.

pivô
As rajadas de vento e granizo danificaram o milho e derrubaram um pivô central

Estes foram apenas alguns dos estragos registrados no Paraná, muitas outras cidades sofreram com o impacto do temporal. E a previsão é de que a chuva continue em todo Paraná nesta sexta-feira (25), mas já comece a diminuir a partir deste sábado (26), quando existe possibilidade de chuvas mais amenas, mas o sol deve voltar a aparecer.

 

(Débora Damasceno/ Sou Agro)

 

(Débora Damasceno/Sou Agro)