AGRICULTURA

PARANÁ: Tempo colabora e situação das lavouras é favorável

Vandre Dubiela
Vandre Dubiela

 

#souagro | Terça-feira é dia de conferir a situação das lavouras paranaenses. O levantamento apresentado pela Seab (Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento), por intermédio do Deral (Departamento de Economia Rural), traz uma análise atualizada sobre o andamento das culturas de soja, milho, feijão e batata no Estado. O clima tem favorecido as culturas até o momento, depois de um período severo de estiagem e posteriormente geada.

A soja está praticamente colhida, com percentual de 75% no Paraná. As condições são 55% boas, 29% médias e 16% ruins e a fase do grão é de 86% em maturação e 14% em frutificação.

Por sua vez, o milho 1ª safra também está com a colheita perto do fim, com percentual de 80%. Do total, 52% das lavouras apresentam boa condição, 32% média e 16% ruim. Da fase do milho 1ª safra, 95% se encontram em maturação e 5% em frutificação.

Já o milho 2ª safra, apresenta 94% da área plantada e as condições tanto do tempo como das sementes são favoráveis. Ao todo, 95% estão em boas condições e 5% em média. O maior percentual de desenvolvimento é o vegetativo, com 85%, seguido por 9% de floração, 8% de germinação e 1% de frutificação.

 

 

A 2ª safra de feijão está concluída, com 99% de plantio. Sobre a situação das lavouras, 91% apresentam boas condições e 9% média. Em relação à fase do feijão, 50% está em desenvolvimento vegetativo, 36% em floração e 14% em frutificação. E a batata, 91% de área plantada e 11% colhida no Estado. A boa condição predomina e a maioria está na fase de desenvolvimento vegetativo.

(Vandré Dubiela/Sou Agro)

(Vandre Dubiela/Sou Agro)