PECUÁRIA
Paraná representa 9% da produção de ovos do País
A Seab (Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento), por intermédio do Deral (Departamento de Economia Rural), analisou os dados divulgados pelo IBGE sobre a produção de ovos do País em 2021. O Paraná ficou na segunda colocação total, com 358,279 milhões de dúzias e participação de 9% na produção nacional. Se considerar apenas os ovos para consumo humano e indústria, o Estado é o oitavo produtor, com 165,891 milhões de dúzias.
Em fevereiro deste ano, o custo de produção do frango, no Paraná, subiu 3,1% sobre o mês anterior, o que representa R$ 5,68 contra R$ 5,51 para produzir um quilo do produto em aviário tipo climatizado em pressão positiva. A alimentação é o principal item de elevação, com peso de 76,69% no custo.
- Cascavel leva Agroinovação à Smart City Expo
- Incra Paraná retoma debate sobre regularização fundiária
Hortaliças
Nos últimos meses, algumas hortaliças tiveram aumento de até 100% nos preços para os consumidores. Entre as hortaliças que sofreram maior alta no Paraná estão cenoura, chuchu e repolho. Esses itens dobraram de preço entre janeiro e fevereiro. Nesses meses, a Região Sul do País sofreu com a falta de chuva, o que prejudicou o desenvolvimento das plantas. Já em março, foi o excesso de precipitações que fez com que as perdas no campo se avolumassem.
No Paraná, algumas regiões produtoras de couve-flor e repolho ainda foram atingidas por queda de granizo. A menor oferta dos produtos provocou aumento dos preços nas prateleiras. No caso da cenoura, os principais estados produtores são Minas Gerais e Bahia. Todos tiveram excesso de chuva no início do ano, provocando redução na produção, que se refletiu nos valores de mercado.
(AEN)
Foto: Gilson Abreu/AEN