global
AGRICULTURA

Líder global de alimentos vai fabricar fertilizantes no Brasil

global
Vandre Dubiela
Vandre Dubiela

 

#souagro | Atenta à escassez de fertilizantes no mundo, a JBS, líder global em alimentos à base de proteína, iniciou a produção 100% nacional de fertilizantes, em uma fábrica localizada em Guaiçara, no interior de São Paulo. Trata-se da Campo Forte Fertilizantes, cuja capacidade é a de fabricar 150 mil toneladas/ano em produtos. Os investimentos totalizaram R$ 134 milhões.

Com isso,  a JBS amplia sua atuação na economia circular. A decisão foi pautada em um estudo iniciada em 2016 com a finalidade de identificar a maneira de melhor aproveitar os resíduos das operações.

A JBS é a primeira produtora brasileira de alimentos a utilizar resíduos gerados nas operações da companhia para fabricação de fertilizantes. A Campo Forte vai produzir fertilizantes orgânicos, organominerais e especiais, aproveitando os resíduos orgânicos e matérias-primas minerais.

Ao ingressar nesse mercado, a JBS vê uma grande oportunidade, principalmente pelo fato de o Brasil depender da importação dos fertilizantes para garantir as suas safras. A situação ficou incerta principalmente por conta dos reflexos provocados pelo embate bélico no leste europeu, travado entre Rússia e Ucrânia. Ambos são grandes exportados de fertilizantes, além de trigo e milho. O Brasil depende de 85% do volume de fertilizantes de outros países.

(Vandré Dubiela/Sou Agro, com JBS)

 

 

(Vandre Dubiela/Sou Agro)