Itamaraty
COOPERATIVISMO

Cooperativismo do oeste impressiona o Itamaraty

Itamaraty
Vandre Dubiela
Vandre Dubiela

 

#souagro | O ministro diplomata do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), João Carlos Parkinson de Castro, esteve nesta semana na região oeste do Paraná para conhecer de perto a realidade das cooperativas da região e ficou impressionado. O encontro ocorreu na Frimesa, em Medianeira.

Ministro diplomata do Ministério das Relações Exteriores, João Carlos Parkinson de Castro, em encontro no oeste do Paraná
Ministro diplomata do Ministério das Relações Exteriores, João Carlos Parkinson de Castro, em encontro no oeste do Paraná

O representante do Itamaraty participou da apresentação da central e do sistema cooperativista do Paraná, a fim de estabelecer relações institucionais. No período da tarde, uma reunião mobilizou líderes do cooperativismo do oeste paranaense e do agronegócio nacional, com o tema focado nas exportações.

No encontro, os participantes chegaram a um entendimento quando a possibilidade de levar o exemplo das cooperativas do oeste do Paraná a outros estados, entre os quais o Mato Grosso do Sul. Outros assuntos debatidos envolveram a produção em escala, projetos de intercooperação envolvendo o Brasil e países vizinhos, os impactos da guerra entre Rússia e Ucrânia e os estudos de viabilidade econômica para a exportação de grãos brasileiros por intermédio do corredor bioceânico.

Os encontros contou com a participação do diretor-presidente da Frimesa, Valter Vanzella, do diretor-executivo, Elias José Zydek, o diretor-presidente da Copagril, Ricardo Sílvio Chapla , o diretor-presidente da Lar, Irineo da Costa Rodrigues, o diretor-presidente da Copacol, Valter Pitol, o diretor-presidente da C.Vale, Alfredo Lang, o diretor-presidente da Primato, Anderson Sabadin, o diretor-presidente da Coopavel, Dilvo Grolli e o presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), Danilo Vendrusculo.

(Vandré Dubiela/Sou Agro, com Frimesa)

 

 

 

(Vandre Dubiela/Sou Agro)