ESPECIAIS
Cascavel terá o maior programa de plantio de araucárias do Brasil
#souagro | Árvore-símbolo do Paraná, Cascavel inicia ainda neste ano ao maior programa público de plantio e preservação de araucárias do Brasil. A iniciativa é uma das primeiras ações para celebrar o centenário da cidade, apesar desta data especial ainda levar três décadas para ser comemorada. Quem conta detalhes desse arrojado projeto é o secretário de Cultura de Cascavel, Luiz Ernesto Meyer Pereira, que volta a Cascavel para fazer parte do Governo Paranhos. Ele retorna de Curitiba, também ocupou funções importantes na área cultura, como por exemplo a direção da Bienal Internacional de Arte Contemporânea.
Luiz Ernesto conta detalhes desta ação de resgate do nosso patrimônio histórico natural, em entrevista concedida ao Portal Sou Agro. “A Cultura, pasta responsável pela preservação do patrimônio natural de Cascavel, em conjunto com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, passa a ter como desafio o resgate e a reconstituição da paisagem natural de Cascavel, dando ênfase às araucárias”, salienta o secretário.
- Preço da arroba do boi se mantém estável no oeste
- Controle da praga pulgão-verde é foco dos pesquisadores
A histórica de Cascavel começou a ser escrita quando a terra era uma verdadeira “selva de Araucárias”, nas décadas de 1940 e 1950. “Falavam na época que eram tantas araucárias que nunca iria acabar. Hoje, temos uma ou outra ainda em pé. Aos poucos, elas vão desaparecendo e precisamos fazer algo para mudar essa realidade”. No Zoológico Municipal há espécies com 300, 400 anos. “São patrimônios naturais que precisam ser preservados”.
Nesta fase inicial do programa de resgate das araucárias em Cascavel, mil mudas dos mais variados tamanhos já estão disponíveis. Elas serão plantadas em espaços públicos, nas principais avenidas da cidade e nas praças públicas. Muitas irão também adornar os principais pontos turísticos e bairros do município. “Será uma oportunidade ímpar para o cascavelense rever e a nova geração desfrutar dessa que é uma das mais belas árvores existentes no planeta”.
(Vandré Dubiela/Sou Agro)
Fotos: Celso Dias