ESPECIAIS
Búfalos morrem eletrocutados no Paraná
#souagro | Um fio de média tensão que caiu sobre o pasto provocou a morte de dez búfalos no Paraná. O fato ocorreu no sábado, em uma propriedade rural situada no município de Guaraqueçaba, litoral do Estado.
Moradores ouviram um grande estouro por volta das 13h, nas proximidades do rio Guaraqueçaba. Uma equipe da Copel, a Companhia Paranaense de Energia Elétrica realizava serviços nas proximidades e se deslocou até o local. Chegando lá, se deparou com um fio de média tensão (19 mil volts) caído no chão e os búfalos já mortos ao redor.
- Cobre é componente principal de parasiticida contra carrapatos
- PARANÁ: chuva fica abaixo da média em fevereiro
Em entrevista à Rádio TV Guará, a proprietária dos animais, Arzeli Sebold Reded, estima um prejuízo de R$ 60 mil. A Copel informou que está negociando uma compensação pela morte dos animais. Segundo a companhia de energia do Paraná, chuvas e alagamentos registrados nos últimos dias fizeram com que alguns postes cedessem em meio à mata, saindo da posição correta e deixando os cabos mais próximo do solo.
Segundo a proprietário, uma tragédia maior poderia ter acontecido. “Poderia ter sido meu marido a receber a carga elétrica, pois está sempre ali cuidando dos animais, mas não tem o costume de ficar olhando a linha elétrica”.
O QUE DIZ A COPEL
O incidente levou a Copel se manifestar por meio de nota: “Em relação ao incidente que vitimou 10 búfalos em Guaraqueçaba no último sábado, a Copel informa que prestou assistência no local e que já está orientando o proprietário dos animais sobre o processo de ressarcimento. Em função das chuvas e alagamentos que ocorreram durante a semana passada na região, alguns postes que ficam em meio à mata cederam e saíram da posição correta. Isso fez com que, no sábado, um cabo de média tensão baixasse, ficando cerca de um metro do solo, causando, portanto, o incidente com os animais. A Copel enfatiza que a população deve manter distância de cabos de energia caídos e acione imediatamente os canais oficiais da empresa para que providências sejam tomadas o quanto antes. Em casos de risco, a população deve contatar a Copel pelo telefone 0800 51 00 116.
(Vandré Dubiela/Sou Agro)
Foto: Izabela Laufer/Rádio TV Guará