ESPECIAIS
Aviário cai em Mercedes e ventos passam de 100 km/h em Cascavel
#souagro | Por onde passou, o vento deixou um rastro de destruição e medo em vários municípios da região Oeste do Paraná nesta quinta-feira à tarde. Pelo menos 10 municípios foram atingidos pelas fortes rajadas de vento. Em Cascavel, de acordo com informações fornecidos pelo Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), os ventos atingiram 106,9 km/h. Não há registro de maiores danos na capital do oeste, apenas uma situação isolada de uma árvore que caiu sobre um veículo na rua Recife, no bairro Claudete. Por sorte, o motorista não estava no local no momento da tempestade.
Já em Mercedes, os prejuízos foram bem maiores. Os ventos danificaram boa parte da cobertura de um aviário recém-construído, com capacidade para 35 mil pintainhos. Os estragos deixaram um rombo pelo menos R$ 1 milhão. O fato ocorreu em Linha Sanga Mineiro, interior do município de Mercedes. Os outros dois aviários existentes na propriedade, já em uso e com vários lotes de aves abrigados, não foram atingidos. Os fortes ventos provocaram ainda a queda de dezenas de árvores na propriedade.
TOLEDO
Em Toledo, cidade vizinha à Cascavel, o temporal gerou estragos em duas unidades de saúde, localizadas em Vila Paulista e Jardim Concórdia. Uma residência no Jardim Europa teve as telhas arrancadas pela força do vento, conforme informações repassadas pelo Corpo de Bombeiros. Uma árvore de médio porte caiu sobre a PR-317, ligando Toledo e Assis Chateaubriand, obrigando os motoristas a utilizar apenas meia-pista enquanto os soldados do Corpo de Bombeiros realizaram o corte do tronco e dos galhos.
PALOTINA
Danos também foram registrados em Palotina. A força do vento derrubou diversos postes na Avenida Ariosvaldo Bitencourt. Na área central de Palotina, árvores e galhos quebraram e um deles, caiu sobre um veículo que estava estacionado.
(Vandré Dubiela/Sou Agro)