PECUÁRIA
Produção inspecionada da carne de frango aumentou
Mesmo sendo preliminares, os dados divulgados ontem pelo IBGE, relativos à produção inspecionada de carne de frango no quarto trimestre de 2021, permitem concluir que a produção total no ano que passou girou em torno dos 14,6 milhões de toneladas, resultado que significou aumento em torno de 6% em relação a 2020.
A maior parte desse aumento ocorreu no primeiro semestre, período em que o número de cabeças abatidas aumentou 5,71%, gerando um volume de carne 8,31% superior ao do mesmo semestre de 2020. O que faz supor que o peso médio por cabeça abatida no semestre tenha aumentado perto de 2,5%.
Ocorrência rara, a produção do segundo semestre foi mais moderada que a do primeiro (redução superior a meio por cento) devido, sem dúvida, aos altos custos de produção. Com isso, o número de cabeças abatidas no período praticamente empatou com o do segundo semestre de 2020.
Mas como os resultados do período são preliminares podem, uma vez consolidados, registrar variação para cima ou para baixo. De toda forma, a carne produzida não deve apresentar alterações significativas. Assim, a despeito da estabilidade no número de cabeças abatidas, o volume de carne de frango registrou incremento anual superior a 3,5%, o que significa que o peso médio das cabeças processadas aumentou quase 4%.
- Arroz é alternativa para reduzir custos na produção de suínos e aves
- Até quando o produtor de leite vai aguentar?
Como, no ano, o número de cabeças abatidas aumentou 2,78% (aproximando-se dos 6,174 bilhões) e o volume de carne produzida apresentou incremento próximo de 6% (daí os pouco mais de 14,6 milhões de toneladas registrados), a conclusão é a de que o peso médio por cabeça girou em torno dos 2,366 kg, desempenho 3% superior ao de 2020.
(Fonte: Avisite)