Show Rural
Os desafios por trás dos jardins do Show Rural
Jardins do Show Rural: no começo, a estiagem castigou o campo. Agora, o excesso de chuva das últimas semanas. Traga esse contraste para a fragilidade das flores e imagine o trabalho feito pelos membros do IDR-Paraná para garantir a beleza dos jardins do Centro Tecnológico Coopavel, locais mais fotografados pelos visitantes do Show Rural.
Há anos responsável pelo planejamento de todo o paisagismo do Show Rural, a engenheira agrônoma Vânia Barratto, do IDR-Paraná, revela que foram necessárias algumas técnicas especiais para que as flores não sofressem com a estiagem que se arrastou até a última semana de janeiro, nem com as chuvas dos últimos dez dias, para que elas cheguem ao ponto máximo de embelezamento durante o evento.
- Colheita do milho safrinha supera a da soja no Paraná
- Soja a R$ 195 a saca! Há motivos para comemorar?
“Tivemos que reduzir o número de espécies trabalhadas e os canteiros, mas investimos no colorido de algumas flores que oferecem contraste. O desafio maior quanto à estiagem foi concentrar o trabalho no viveiro para manter menor a área para irrigação, levando as flores ao campo apenas no último estágio. Com isso, deixamos as flores mais tempo nas embalagens e atrasamos o seu desenvolvimento”, revela Vânia.
Este ano serão utilizadas cerca de 200 mil mudas das espécies Salvia Azul, Salvia Vermelha, Tagetes de três tons, Petúnias multicoloridas, Torrenias, do rosa ao roxo, e Onze Horas.
“Estamos na reta final de montagem dos canteiros, especialmente próximo ao mirante. Espero que todos gostem, porque nos dedicamos bastante e fazemos esse trabalho com muita alegria”, finaliza.
(IDR-Paraná)