TECNOLOGIA
Equipamento para aferir resíduo de agroquímico é desativado
#souagro | Durante o Fórum Técnicos Sobre Boas Práticas na Cultura do Feijão, realizado na sede da AREAC, em Cascavel, um profissional do Tecpar abordou durante sua palestra que um dos equipamentos utilizados para identificar a presença de resíduos de agroquímicos em alimentos estava inoperante.
Para esclarecer essa questão, o Portal Sou Agro entrou em contato com a Assessoria de Comunicação do órgão, que prontamente enviou as respostas. Conforme a nota enviada, a única exceção apresentada atualmente consiste no ensaio de resíduo do herbicida glifosato, que representa 0,07% do total, pois o equipamento utilizado para a medição deste agrotóxico foi desativado (por motivos técnicos), conforme esclarecido no evento realizado na primeira quinzena de dezembro o ano passado.
- Parceria fechada: Brasil e Irã se unem no Agronegócio
- Aprenda tudo sobre seguro rural em um curso gratuito
O processo de aquisição de um novo instrumento está em fase de homologação (Pregão Eletrônico Tecpar nº 101/2021), com tecnologia de ponta na pesquisa e medição de contaminantes orgânicos relacionados à segurança alimentar, inclusive na determinação de resíduo de glifosato em alimentos e produtos agrícolas. O equipamento desativado é um cromatógrafo em fase líquida acoplado a espectrômetro de massas, que, segundo o Tecpar, será substituído pelo Sistema de Cromatografia líquida de ultra alta eficiência acoplado a espectrômetro de massas de alta resolução e exatidão de massa, de configuração quadrupolo-tempo de voo.
“O Tecpar possui ampla infraestrutura de laboratórios plenamente operacionais e especializados na execução de uma grande variedade de ensaios físicos, físico-químicos e microbiológicos em águas, meio ambiente, alimentos, produtos da agroindústria e outros materiais relacionados”, diz a nota encaminhada ao Sou Agro.
De acordo com o Tecpar, são emitidos anualmente 300.000 resultados de resíduos de agrotóxicos em produtos agrícolas, sendo 200 (duzentos) referente ao glifosato, ou seja, 0,07% do total.
A previsão para reestabelecer a realização do ensaio de resíduo de glifosato é para o início do segundo semestre deste ano. Os demais ensaios de resíduos de agrotóxicos estão sendo realizados normalmente no Tecpar.
- Sistema ajuda na prevenção dos danos na produção de uva
- Os resultados da safra de verão na visão de líderes cooperativistas
O produtor interessado em ter acesso às análises deve proceder da seguinte forma: os canais disponíveis para solicitações de ensaios são pelo email sac@tecpar.br, pelo telefone 0800 6451 725, pelo formulário disponível no site do Tecpar http://www.tecpar.br/Fale-Conosco, ou diretamente no balcão de atendimento a clientes no câmpus CIC – Rua Prof. Algacyr Munhoz Mader, 3775, Curitiba/PR.
O prazo de execução dos ensaios varia de 10 a 30 dias a contar da data de recebimento do material para ensaio. O prazo de execução do ensaio é informado na proposta comercial enviado ao interessado. O custo é tabelado e informado na proposta comercial.
(Vandré Dubiela/Sou Agro, com informações do Tecpar)