ESPECIAIS
Egresso da UTFPR de Toledo é destaque em pesquisa agro
O pesquisador peruano, Sérgio Luis Yupanqui Mendoza, que foi aluno do curso de Mestrado em Processos Químicos e Biotecnológicos na UTFPR – Campus Toledo (2019-2020), e, 2021, conquistou uma vaga no doutorado da Universidade de São Paulo (USP).
Durante o período do mestrado, a pesquisa de Sérgio Mendoza sobre o ‘Resíduo Úmido Cervejeiro e Melaço de Cana-de-açúcar’ foi destaque em eventos nacionais e internacionais. Sérgio veio estudar no Brasil no ano de 2019, por meio de um Processo de Internacionalização entre a Universidad Nacional del Santa-Perú e a Universidade Tecnologica Federal do Paraná (UTFPR). Durante seus estudos, obteve um financiamento da CAPES, por meio da Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (OEA-GCUB) e do ‘Bolsas Brasil – Programa de Alianças para a Educação e Capacitação (Brasil PAEC OEA-GCUB/2018)’.
- Greve na Argentina ameaça embarques de grãos
- Equipamento para aferir resíduo de agroquímico é desativado
O título de sua pesquisa do mestrado foi sobre o “Estudo da produção de Inulinase por fermentação em estado sólido, utilizando como substrato o resíduo úmido cervejeiro e o melaço de cana-de-acúcar”.
A pesquisa trata do resíduo úmido cervejeiro (RUC) e o melaço de cana-de-açúcar, subprodutos das indústrias cervejeiras e açucareiras, que apresentam um potencial na aplicação em processos biotecnológicos, tornando-se interessantes alternativas para o uso como substratos em fermentações. Tais substratos visam produzir compostos de interesse industrial, como a síntese de enzimas.
O trabalho teve como objetivo a produção de Inulinases de Kluyveromyces Marxianus 36907, utilizando fermentação em estado sólido, sob condições otimizadas. A pesquisa demonstrou a importância da utilização de resíduos agroindustriais como o RUC e o melaço de cana-de-açúcar, para serem considerados substratos candidatos na formulação de meios de cultura em estado sólido, os quais são usados para a síntese de enzimas de interesse industrial.
O resultado desta pesquisa originou várias publicações em congressos nacionais e internacionais e uma publicação em um periódico – de alto nível – na Revista Biocatalysis and Agricultural Biotechnology. O aluno foi orientado pela professora Drª. Gracinda Marina Castelo da Silva e coorientado pela professora Drª. Priscila Vaz de Arruda.
O resultado da publicação rendeu o convite aos autores da pesquisa em congressos internacionais, como palestrantes em:
3rd World Congress on Plant Science and Molecular Biology, in Lisbon, Portugal, de 23 a 25 de maio de 2022.
2nd International Conference on Microbiology & Infectious Diseases, que está programado no Hilton Rome Airport, Roma, Itália, de 26 a 28 de setembro de 2022.
2nd Global Summit and Expo on Biotechnology and Bioscience (GSEBB2022), que será realizado em Dubai, Emirados Árabes Unidos, de 20 a 22 de outubro de 2022.
(UTFPR campus Toledo)