efeitos
Show Rural

Efeitos climáticos afetam produção de frutas

efeitos
Vandre Dubiela
Vandre Dubiela

 

Diferente dos anos anteriores, a área de fruticultura do IDR-Paraná no Show Rural não terá muitas frutas para serem mostradas aos visitantes. Os efeitos climáticos atribuídos à estiagem que vem desde o ano passado, além de alguns temporais que destruíram parte dos pomares, fizeram com que os técnicos tivessem que usar a criatividade.

“Vamos demonstrar ao produtor todo o processo inicial para a implantação de um pomar, desde a alocação do solo, os cuidados na seleção das mudas, o manejo do pomar e daremos orientação sobre as melhores espécies para serem implantadas na propriedade”, comenta Luís Carlos Retcheski Junior.
Os técnicos fizeram a reimplantação do pomar com novas mudas de figo, variedades de cítrus, pitaya, banana e goiaba. Todo o trabalho foi feito em menos de 30 dias e, consequentemente, as mudas ainda não estão produzindo, mas permitirão sanar dúvidas sobre planejamento do plantio, escolha das mudas, distanciamento no plantio.

 

 

Uvas
O setor de uvas terá uma parcela específica para a demonstração dos sistemas de condução do parreiral, o que gera mais economia na irrigação da uva e menos desgaste para o produtor durante os trabalhos de poda e colheita.

(IDR-Paraná)

(Vandre Dubiela/Sou Agro)