safrinha
AGRICULTURA

Colheita do milho supera a da soja no Paraná

safrinha
Vandre Dubiela
Vandre Dubiela

 

#souagro | Colheita do milho supera soja: Terça-feira é dia relatório semanal de evolução da área plantada e colheita no Paraná por parte do Deral (Departamento de Economia Rural) da Seab (Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento).

Analisando a última semana, o milho (1ª safra) apresentou um volume de colheita maior em comparação com a soja. Na semana anterior, o percentual colhido era de 8% da área plantada contra 14% deste último diagnóstico de 31 de janeiro. Quanto à situação ruim do milho colhido, não houve mudança de estatística, permanecendo em 24%. O boletim também traz que o milho apresenta 39% em boas condições e 37% média. Na semana passada, eram 38% ambas as condições, respectivamente. O relatório atualizado mostra ainda o desenvolvimento das plantas. Do total, 50% estão em fase de maturação, 44% em frutificação, 5% em floração e 1% em desenvolvimento vegetativo. Sobre o milho (2ª safra) a evolução do plantio dobrou em uma semana, passando de 5% para 10%. Do total, 85% estão em boas condições e 15% média.

Já em relação à soja, os números também mudaram. O relatório indica que 11% da área foi colhida, ante os 8% registrados na semana anterior. No aspecto qualidade, 31% das lavouras apresentam condição ruim, 36% boa e 33% média. Sobre o desenvolvimento do grão, 58% estão em fase de frutificação, 32% em maturação, 8% em floração e 2% em desenvolvimento vegetativo.

As lavouras de feijão também integram o relatório elaborado pelos profissionais do Deral. O fejião (1ª safra) está com 90% da área colhida ante 83% do levantamento anterior. Sobre a condição do grão, 53% apresenta média condição, 30% ruim e 17% boa. Sobre a fase da cultura, 92% estão em fase de maturação e 8% em frutificação. Quanto ao feijão 2ª safra, 27% da área foi plantada, com 97% boas condições e 3% média. Já 65% do feijão 2ª safra está em desenvolvimento vegetativo e 35% em germinação.

(Vandré Dubiela/Sou Agro)

 

Foto: Colheita milho safrinha (Jornal de Beltrão)

 

 

 

(Vandre Dubiela/Sou Agro)