Boletim Climático
VÍDEO: Semana de intenso calor e possibilidade de chuva
Que o ano novo possa nos trazer, como boas notícias, mais chuva. É o que produtor rural do Sul do Brasil mais espera para 2022. E isso pode ocorrer nesta primeira semana porque a instabilidade deve predominar à partir de segunda-feira (03).
O domingo ainda foi de tempo predominando sol no Paraná, e temperaturas elevadas. Na maioria dos setores não há indicativos de muitas chuvas, porém, a partir de algumas encostas de serras do centro ao norte e em áreas mais isoladas no interior, pode ocorrer alguma chuva rápida ainda nesta noite.
-
Fez contrato futuro e não tem soja para entregar? E agora?
-
Seca: governo do PR decreta situação de emergência
Segunda-feira
Segunda-feira com uma persistência das condições atmosféricas do dia anterior, com sol predominando e temperaturas com elevação até o período da tarde. No norte do estado, principalmente, podem ocorrer algumas chuvas rápidas a partir de encostas de serras, por conta do aquecimento diurno.
E é exatamente este calor que pode colaborar ara a formação de chuvas isoladas em boa parte do Sul do Brasil no decorrer da semana.
Ronaldo Coutinho, engenheiro agrônomo do Clima Terra, nos conta e mostra todos os detalhes no vídeo abaixo:
Incêndios
Essa é outra preocupação do momento em pelo menos 4 estados brasileiros: Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os riscos estão altos porque a vegetação está seca e a umidade do ar muito baixa. O vento é outro fator que favorece a proliferação do fogo, porém, vale lembrar, que ele não começa sozinho. Incêndio sempre tem início com alguma ação do homem, por isso o alerta para os cuidados com qualquer tipo de faísca ou incêndio “controlado” em vegetação que possa sair do controle.
(Sirlei Benetti / Sou Agro)