COOPERATIVISMO
VEJA: os riscos de plantar o milho fora do período ideal
#souagro | Por diversas vezes, já abordamos no Portal Sou Agro sobre a importância dos produtores rurais ficarem atentos ao período ideal para realizar o plantio. Muitos agricultores estão agora, principalmente no oeste paranaense, já fazendo a colheita da safra da soja, que foi uma grande frustração por conta da estiagem. E por conta desse cenário, muitos já querem iniciar o plantio do milho, muitos dos quais já fizeram. Entretanto, há uma preocupação se esse é ou não o melhor período. Qual o manejo precisa ser feito na lavoura para que a próxima safra do milho seja boa.
Confira a entrevista com o engenheiro agrônomo Maurício Patel, da Primato:
Para entender melhor sobre esse assunto, conversamos com a Primato, sediada em Toledo, que agrega milhares de associados, e conversamos com o engenheiro agrônomo Maurício Patel, que trouxe relevantes informações para que ele possa fazer o plantio de uma forma mais assertiva. “O produtor, neste momento, que está realizando a colheita da soja de verão, que se preocupe, sim, com as condições ideais de plantio“, explica. “Aguarde uma chuva boa, para que reestabeleça a qualidade do solo para uma germinação, um bom desenvolvimento inicial da cultura do milho”. A fase inicial do milho faz a diferença nos índices de produção, conforme o engenheiro agrônomo. “Que o produtor não tenha pressa. Aguarda o momento ideal. A janela do plantio do milho está apenas no início. Temos até fevereiro para realizar esse plantio, ou seja, que faça isso de uma maneira tranquila e no momento ideal”.
Normalmente, o plantio de milho ideal é na segunda quinzena de janeiro indo até meados de fevereiro. “É nessa época que o milho vai expressar o seu máximo rendimento. O seu real potencial de produtividade. Plantado muito cedo, pode haver problemas com pragas iniciais, entre as quais a cigarrinha, levando o produtor a adotar medidas de precaução. Como não há muitas lavouras, as primeiras serão duramente castigadas”. Por conta disso, o produtor precisa tomar um cuidado extra com essas lavouras e também, pelo fato de os dias serem muito longos nessa época, e o milho por ser uma cultura medida em unidade de calor, quanto mais longo o dia, mais cedo ele vai florescer. “Pode ocorrer o risco de florescer durante fevereiro, inicio de março, onde seria muito bom, pois vai reduzir produtividade”. Em resumo, está cedo, que o produtor tenha paciência, o preço é muito bom, apesar dos custos de produção elevados, mas o resultado do produtor se ele plantar na época certa, o milho certo, com a quantidade de população correta, tudo vai dar certo”.
A Primato tem uma equipe de técnicos e agrônomos, capacitada, qualificada e treinada para melhor informar quanto a população de milho correta, adubação, a época certa de plantio. “O produtor pode procurar a Primato, que temos uma equipe qualificada para atendê-los e insumos para condução dessa lavoura”.
(Vandré Dubiela/Sou Agro)