PECUÁRIA
Segunda é dia de carne sim, e na porta do Bradesco!
#souagro | Pecuaristas de pelo menos cinco estados brasileiros serviram carne na porta das agências do Bradesco. Tudo começou a partir da divulgação de uma propaganda em que o banco induzia à redução do consumo de carne, rotulando o movimento de “Segunda sem carne”. A reação do setor foi imediata e ecoou pelo Brasil.
Em Cuiabá, o Sindicato Rural, com respaldo da Associação de Criadores de Mato Grosso, Acrimat, Nelore MT e Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, serviram pão com carne na porta da agência de quem passava na rua, em ato de repúdio contra a postura da instituição bancária. A manifestação, chamada de Segunda com Carne, reuniu pecuaristas e líderes do setor daquele estado. O mesmo ato ocorreu em frente a agência do Bradesco na cidade paulista de Presidente Prudente. Em Uberaba, Minas Gerais, também teve protesto em frente ao Bradesco.
Para o conselheiro da ABCZ, Jorge Pires de Miranda, o ato de servir carne na porta das agências bancárias foi a forma encontrada para exigir respeito ao trabalho exercido por um setor tão importante para o PIB nacional e até mesmo por conta do país ser um dos principais players do mercado mundial de proteína vermelha. “Somos grandes exportadores de comida para o mundo. Então é uma classe que precisa ser respeitada por tudo aquilo que produz e trabalha. Não podemos mais ficar de braços cruzados ouvindo as inverdades que são colocadas pelas organizações não governamentais e também por entidades que deveriam apoiar o segmento que mais traz notícias positivas para o Brasil, que é o segmento agro“, disse Pires.
Em nota, o Sindicato Rural de Cuiabá ressalta o potencial do estado em relação à carne bovina, como detentor do maior rebanho do País. “Nossos modelos de produção utilizam práticas sustentáveis, pastagens produtivas e integrações para a criação de bovinos, contribuindo positivamente para o balanço do carbono”, diz a nota.
Em nota, o Bradesco se defendeu com a seguinte alegação: “O Bradesco é há décadas o maior banco privado dó agronegócio. Foram a pecplan e a fundação Bradesco, com o apoio de seus técnicos, que implantaram e capacitaram milhares dê pecuaristas a fazer inseminação artificial, ajudando a agropecuária a chegar ao atual é reconhecido nível de excelência mundial”. O material circulou nas redes sócias há duas semanas. O Bradesco tirou o vt do ar no dia 23 de dezembro.
O ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, chamou a propaganda do Bradesco de “ridícula”, demonstrando toda a sua indignação com a lamentável postura do banco. “Que propagandazinha mais ridícula hein Bradesco ! Não tem cabimento trabalhar contra a pecuária brasileira! Viraram a ONU agora ?!??! Adotar um Parque da Amazônia no programa #adoteumparque que é bom … até agora nada…!“. O Sindicato Rural de Cascavel também emitiu nota de repúdio contra a iniciativa do Banco Bradesco.
(Vandré Dubiela/Sou Agro, com agências)