AGRICULTURA
Mesmo com seca, Paraná planta safrinha e colhe soja
#souagro | Apesar da seca que insiste em castigar o solo paranaense, o plantio do milho safrinha já atingiu 2% da área prevista no Paraná, um avanço de apenas 1% em relação ao levantamento anterior.
Já em relação à colheita de soja no Paraná, o avanço é de 4%, de acordo com o relatório do Deral (Departamento de Economia Rural) da Seab (Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento), divulgado nesta terça-feira. Na semana passada, esse percentual era de 2%. Sobre o desenvolvimento da oleaginosa nas regiões produtoras do Estado, 34% apresentam condição ruim, 33% boas condições ante 29% da semana anterior e 33% situação média contra 37% no relatório passado. Ainda sobre a soja presente no campo, a maioria está em fase de frutificação, sendo 57% ao todo, sendo 19% em florestação e maturação e 5% em desenvolvimento vegetativo.
A colheita do milho verão iniciou nesta semana, com 1% de evolução. Em contrapartida, o fato a ser evidenciado é a sensível melhora das condições das lavouras em comparação com os últimos dias. As áreas em situação boa subiram para 33% contra 32% do levantamento anterior. A condição média se manteve em 39% e a ruim, decresceu de 29% para 28%.
Sobre o desenvolvimento do milho, 51% estão em fase de frutificação, 34% em maturação, 13% em floração e 2% em desenvolvimento vegetativo.
Enquanto a chuva não aparece com força, o produtor continua na expectativa de uma solução a ser apresentada pelo governo federal, em recente visita feita aos municípios da região sul mais atingidos pela estiagem. Medidas urgentes precisam ser anunciadas para amenizar o sofrimento do agricultor e do pecuarista.
(Vandré Dubiela/Sou Agro)