ESPECIAIS
Infestação de besouros causa danos na Argentina
h
#souagro | Como se já não bastasse as altas temperaturas, os argentinos agora precisam lidar com outro problema: a infestação de besouros na cidade e em localidades do interior. A cidade mais atingida é Santa Isabel, na província de La Pampa. Milhares de besouros têm provocado uma série de transtornos, entupindo calhas e se aglomerando no telhado das residências.
Como medida urgente, a Prefeitura de Santa Isabel determinou que todos os postes com iluminação pública fossem apagados, uma vez que a luz acaba atraindo ainda mais os besouros. A ideia partiu de Cristian Echegaray, responsável pela administração local, após reunião com o Corpo de Bombeiros e a polícia.
Há registro de danos em propriedades públicas e privadas. Os animais, chamados na Argentina de cascarudos, são inofensivos ao homem, mas voam descontroladamente e a um velocidade que, dependendo, pode até causar algumas lesões se atingir as pessoas.
Os insetos, que pertencem à família Melolonthidae (Coleoptera), vivem parte de seu ciclo como larvas enterradas no solo, e no verão com temperaturas crescentes, os adultos vêm à superfície para iniciar sua reprodução – e depois morrem. Todos apostam no êxito dessa estratégia de apagar as luzes dos postes, fazendo com que os besouros deixem a cidade. Essa atração dos insetos pela luz é conhecida como fototaxia.
(Vandré Dubiela/Sou Agro, com agências)