imagens
ESPECIAIS

IMAGENS FORTES: fogo consome pasto e animais

imagens
Vandre Dubiela
Vandre Dubiela

 

#souagro | IMAGENS FORTES: os incêndios não têm dado trégua para os produtores e pecuaristas da região de Santana de Livramento, no Rio Grande do Sul. Somente nos primeiros quinze dias do ano, foram registrados mais de 70 focos de incêndio naquela região, exigindo muito trabalho por parte do Corpo de Bombeiros. Em contato telefônico feito pelo Portal Sou Agro com o comandante Émerson Flores, responsável pelo pelotão do Corpo de Bombeiros de Santana do Livramento, quatro guarnições deixaram o quartel no domingo por volta das 9h30 e só retornam às 2 horas da manhã do dia seguinte.

 

ASSISTA O VÍDEO:

IMAGENS FORTES: fogo consome lavouras e animais

As imagens foram gravadas pelos próprios produtores e pecuaristas neste fim de semana. A equipe de reportagem do Portal Sou Agro também conversou com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santana do Livramento, Maria Felícia da Luz e Castro. “São cenas horríveis, muito triste de se ver”, disse.

Os incêndios têm sido registrados em várias propriedades. Somente no domingo, de acordo com a dirigente sindical, o fogo consumiu mais de 100 hectares na região de Santana do Livramento. “Graças a Deus começou a chover na noite de domingo, se estendendo ao longo de segunda-feira”, relata.

Acuados entre o fogo e as cercas de arame farpados, muitos animais morreram, entre os quais, bois, ovelhas e até mesmo animais silvestres, conforme relatos obtidos. “A tragédia só não foi maior graças a união dos vizinhos, que apesar da longa distância entre as propriedades, se uniram e com ajuda de tratores e caminhões-pipa, conseguiram evitar que as chamas se propagassem em direção às casas e barracões”, conta Maria Felícia. “Para evitar o pior, muitos vizinhos cortaram os arames farpados para salvar muito animais ameaçados de serem consumidos pelo fogo”. Muitos produtores iniciaram a segunda-feira buscando os animais nas propriedades dos vizinhos.

(Vandré Dubiela/Sou Agro)

 

 

(Vandre Dubiela/Sou Agro)