PECUÁRIA
Falta de energia provoca morte de 15 mil frangos
#souagro | Apesar de todas as mobilizações em torno de reivindicações feita pelo setor produtivo, as constantes quedas de energia elétrica continuam a deixar prejuízo no campo. Nesta semana, o Portal Sou Agro já notificou perdas em Ampére, no Sudoeste do Paraná, provocada pela falta de energia, levando o produtor a perder ao menos cinco mil frangos.
Agora, a situação se repete em Cascavel. Na tarde de quinta-feira, o produtor André Carlo Viel perdeu nada menos de 15 mil frangos de porte médio, na Linha Webber, pertencente ao distrito de São João do Oeste.
- Com 34% de colheita, milho sofre reflexos da seca no RS
- Comder tem novo presidente: sai Vallini e entra Queiroz
De acordo com informações do avicultor, foram mais de 20 horas sem energia elétrica na propriedade. Os 15 mil frangos com cerca de 40 dias não suportaram o calor e a falta de água e morreram no aviário. Em busca de uma solução rápida para o problema, o avicultor tentou estabelecer contato via aplicativo da Copel, segundo ele, sem êxito. Depois de muita insistência, a energia elétrica foi reestabelecida. Apesar de todos os esforços, milhares de aves não resistiram e morreram.
As aves foram depositadas em uma vala para descarte, seguindo o preconizado pela Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná). Sem energia elétrica, as propriedades dedicadas à criação de aves não conseguem bombear a água até os bebedouros e muito menos garantir ventilação e nebulosidade nos aviários.
Em nota, a Copel (Companhia Paranaense de Energia) respondeu que em virtude das chuvas, muitas linhas foram comprometidas, ocasionando a morosidade no atendimento. Prometeu também redobrar a atenção para garantir um abastecimento de energia apropriado às comunidades rurais.
(Vandré Dubiela/Sou Agro)