Boletim Climático
Começa mais uma semana que será de muito calor
#sousagro| Mais uma semana começa e a previsão continua sendo para altas temperaturas. Existe uma frente fria que atua entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai. No Paraná o que mantém os dias de muito calor é uma massa de ar predominante
Na fronteira com o Paraguai, os termômetros devem registrar temperaturas que devem passar dos 35°C. Por outro lado há possibilidade de chover nas regiões norte, centro-sul, Campos Gerais, Região metropolitana de Curitiba e litoral paranaense.
- Por conta da seca produtores buscam novas tecnologias de irrigação
- Paraná responde por metade dos R$ 45 bi de prejuízo com a seca
Altas temperaturas no Paraná
As temperaturas estão muito elevadas em todo estado, para ser ter uma ideia, ontem (16) a maioria das cidades paranaenses registrou máximas beirando os 40°C ou até mesmo ultrapassando isso como foi o caso de Capanema que teve um dia com 40,1°C. No quadro abaixo dá para ter essa visão mais ampla, além de Capanema os lugares mais quentes foram: Altônia com 37,4°C, Campina da Lagoa com 36,3 °C e Capitão Leônidas Marques com 37°C.
- Como fazer o cultivo de maçãs em períodos de seca
- Saiba como estão as lavouras no RS, estado muito afetado pela seca
No quadro abaixo as temperaturas mais altas foram registradas nas cidades de Foz do Iguaçu com 37,2°C, Francisco Beltrão com 34,6°C, Goiorê com 35, 9°C, Guaraqueçaba com 35,8°C e Loanda com 40°C.
- SECA: perdas na área da Coopavel somam R$ 6 bi
- Peritos farão força-tarefa no sul para vistoriar lavouras atingidas
Palotina registrou 39,3°C neste domingo (16), Paranapoema 37°C, Santa Helena 37,5 °C, São Miguel do Iguaçu com 38, 3°C e Toledo com 37°C, muito calor mesmo em muitas cidades no estado.
- Infestação de besouros causa danos na Argentina
- Aviação agrícola ajuda no combate a incêndios no Brasil
Terça-feira
Para amanhã (18) a expectativa é de poucas alterações nas condições do tempo, o que deve mudar o aumento de possibilidade de chuvas. Há uma instabilidade causada pelo ar quente e úmido presente sobre o Paraná. Além disso, uma frente fria mantém seu deslocamento, com eixo mais instável, sobre o Atlântico. Essas duas condições juntas, aumentam a chance de chuva/temporal nas faixas sul, leste e litorânea. Também chove no interior do Estado, porém de forma bem mais localizada.
(Débora Damasceno/Sou Agro)