ESPECIAIS
Oeste do Paraná: somos grandes, somos agro
#souagro | Terra de um povo trabalhador. Assim pode ser considerada a região oeste do Paraná, formada por mais de 50 municípios e com população superior a 1 milhão de habitantes. A grandeza é fruto do valor e de quão importante é a sua atuação diante dos desafios do mundo. Em um futuro bem próximo, cuja exigência de fazer mais com menos, é imprescindível valorizar quem trabalha movido pela responsabilidade e eficiência.
Em um cantinho no Estado do Paraná, uma região mostra o seu valor para o mundo, concentrando boa parte da cadeia de proteína animal responsável por alimentar o mundo. O Oeste do Paraná ocupa apenas 10% do território paranaense, mas, em contrapartida, responde por 30% de toda a produção do Estado. Esses 11% de paranaenses são responsáveis pela segunda maior bacia leiteira do Paraná, além de responder pela produção de 66% dos suínos, 80% do peixe, 25% do milho, 18% da soja e 71% do frango de todo o Estado.
- Erva-mate: produção do PR pode ter reconhecimento internacional
- ASSISTA: Asas de avião quebram em pleno voo
Esses 11% dos paranaenses são responsáveis pela geração do maior índice do VBP (Valor Bruto da Produção) estadual. Esses números comprovam a dedicação e a força de um povo trabalhador, de uma iniciativa privada à frente do seu tempo, do apoio do setor público e da representatividade de instituições responsáveis por fomentar a integração dos setores.
Ser parte da causa é o maior orgulho. O POD (Programa de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Território Oeste do Paraná), promove a sinergia entre instituições e a participação organizada da sociedade com foco no desenvolvimento, por meio da iniciativa de voluntários que dedicam o seu bem mais precioso, o tempo, na busca de objetivos comuns. A missão é sincronizar forças e ordenar ações conjuntas, otimizando o potencial da região oeste, fazendo deste território, uma referência na inovação, produção e conhecimento.
Por meio de seis câmaras técnicas, entre as quais voltadas Ambiente dos Pequenos Negócios, Energias e Sustentabilidade, Sanidade Agropecuária, Educação, Infraestrutura e Logística e Inovação e Conectividade, o programa oferece direcionamento estratégico às questões centrais inclinadas ao progresso da região estimulando um processo participativo para viabilizar seus objetivos e prioridades estratégicas.
O programa é composto por mais de 60 instituições, públicas, privadas e multissetoriais, presentes em 54 municípios, que baseiam sua atuação nos princípios de boas práticas de governança corporativa, transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa.
- Produção de grãos: saiba como estão os custos do setor
- Suínos: média mensal de preço é considerada baixa
Os resultados são visíveis, não somente pelos números, mas medido por meio do impacto socioeconômico. Hoje, a região foca os investimentos em infraestrutura e logística. É um grande polo educacional, preparando profissionais com qualidade para um superávit de empregos ofertados.
A produção de alimentos não é grandiosa apenas em quantidade, mas principalmente em qualidade, destacando-se pela sanidade da produção. O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é o melhor do Paraná e está entre os melhores do Brasil. Ao olhar para esse cenário, é possível perceber que o oeste está apenas começando. Todo o trabalho construído até agora fez a diferença na vida de milhões de pessoas e vai nortear o desenvolvimento sustentável, ampliando os horizontes e transformando o oeste do Paraná em um exemplo para o mundo.
(Vandré Dubiela/Sou Agro, com POD)