carne
PECUÁRIA

O setor da carne bovina é sustentável?

carne
Débora Damasceno
Débora Damasceno

#souagro| Hoje nós vamos falar sobre sustentabilidade da carne bovina, esse setor é ou não é sustentável? Tudo aponta para resultados muito positivos quando se fala em questões sustentáveis na pecuária bovina. O Dr. Agro dá uma aula explicativa sobre este assunto.

Veja o vídeo:

O setor da carne bovina é sustentável?

 

Área utilizada pela produção de carne bovina

A primeira explicação é sobre o uso de área para a produção de carnes no Brasil. Os números são impressionantes e chamam atenção: “O Brasil tem ao redor de 850 milhões de hectares, 850 milhões de campos de futebol. Desses, 565 milhões de hectares, são totalmente preservados quanto que isso dá? 66% do nosso território é um número incrível, porque os Estados Unidos tem ao redor de 20% União Europeia muito menos do que isso, e a média mundial 15%. Portanto o Brasil é o campeão de preservação. E a pecuária usa ao redor de 160 a 170 milhões de hectares já chegou a 220. Ela vem liberando a área que está sendo usada pela agricultura de forma sustentável. Então veja só 20% do território brasileiro para ser o segundo maior produtor de carne do mundo e o maior exportador de carne. O Brasil ocupa 25% do comércio mundial, um em cada quatro bifes usando esta área e pode melhorar muito mais de que jeito, do jeito que os pecuaristas têm feito nos últimos dez 15 anos, com intensificação, com o uso adequado de pastagens, com nutrição animal, com genética com tecnologia. Toda essa esse pacote está possibilitando com que a gente produza mais carne em menos área e é isso que nós queremos em termos de sustentabilidade”, explica Dr. Agro

 

Recuperação de pastagens

O segundo ponto destacado é sobre o principal fator que faz com que a pecuária consiga liberar áreas que são usadas pela agricultura e para a própria reconversão em florestas: O principal fator é a recuperação de pastagens degradadas.

“Em 2009 o Brasil teve na Dinamarca na Conferência do Clima e prometeu entregar 15 milhões de hectares de recuperação de pastagens dentro do pacote para melhoria climática do planeta. O Brasil nesse período, 10 anos, entregou 27 milhões é um número sensacional, para vocês terem uma ideia é uma área maior do que todo o Reino Unido”, enfatiza Dr. Agro.

 

Pontos que fizeram a pecuária sustentável

Existem alguns pontos que fizeram com que a pecuária da carne bovina se tornasse cada vez mais sustentável, pontos esses que são detalhados e explicados por Dr. Agro: “Primeiro fator já explorado na pergunta anterior, recuperação de pastagens degradadas. Segundo fator, avanço sensacional na genética animal, o que o Brasil conseguiu fazer nos últimos 10, 15 anos com inseminação artificial, melhoria do plantel é digno para contar para o mundo. Terceiro ponto importante, muitos estudos na nutrição suplementar dos animais, então além da pastagem também complementos que fizeram essa melhoria fantástica nas possibilidades de ganho de peso. Outro ponto importante, melhoria em sanidade e saúde animal, é uma das áreas que o Brasil lidera o mundo também, trazendo produtos cada vez melhores e possibilitando essa pecuária mais saudável. Sistemas de rotação de pastos é outra tecnologia que aqui provavelmente estão os melhores cientistas do mundo. E o sexto e último ponto, sistemas de produção mais sustentáveis. Então esse conjunto, esses seis fatores são o orgulho da pecuária brasileira na conquista do mercado mundial”, finaliza Dr. Agro.

 

(Débora Damasceno/ Sou Agro com Dr. Agro)

 

(Débora Damasceno/Sou Agro)