Ilha Grande
ESPECIAIS

Fogo destrói área equivalente a 1.240 campos de futebol

Ilha Grande
Vandre Dubiela
Vandre Dubiela

 

#souagro | A combinação de seca e altas temperaturas sempre dá nisso na região do Parque Nacional de Ilha Grande. Há cinco dias, um incêndio de grandes proporções, controlado nesta quinta-feira pelo Corpo de Bombeiros, consumiu 1.500 hectares de área, o equivalente a 1.240 campos de futebol. Informações repassadas ainda não confirmaram se animais morreram em função das chamas.

As causas do incêndio ainda são desconhecidas. Entretanto, não está descartada a hipótese do fogo ter sido provocado de forma intencional e criminosa. O Parque Nacional de Ilha Grande é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza. Seu território abrange as Ilhas Grande, Peruzzi, do Pavão e Bandeirantes, no rio Paraná, dividindo-se pelos municípios de Alto Paraíso, Altônia, Guaíra, Icaraíma e São Jorge do Patrocínio, no Paraná, e de Eldorado, Itaquiraí, Mundo Novo e Naviraí, em Mato Grosso do Sul.

O Parque Nacional de Ilha Grande foi criado através do decreto sem número emitido pela Presidência da República em 30 de setembro de 1997. Atualmente a administração do parque cabe ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

lha Grande protege sítios arqueológicos de alta relevância. Sabe-se que o local outrora foi habitado por índios Guaranis e Xetás. A área equivalente encontra-se numa transição entre cerrado(característica do Pantanal)e a Floresta estacional. Já a fauna possui várias espécies endêmicas e/ou ameaçadas de extinção. Dentre a fauna terrestre foram registradas espécies como o cervo-do-pantanal, o jacaré-do-papo-amarelo, a onça-pintada, a anta e o tamanduá-bandeira. Da fauna aquática podemos citar: pintado, jaú, armado, dourado e pacu. Da avifauna cita-se: jaburu, jaó, mutum, colhereiro-americano e jacanâ.

(Vandré Dubiela/Sou Agro)

 

 

(Vandre Dubiela/Sou Agro)