Aviação agrícola
TECNOLOGIA

Desafios da aviação agrícola são debatidos nos EUA

Aviação agrícola
Vandre Dubiela
Vandre Dubiela

 

A convenção anual da Associação Nacional de Aviação Agrícola dos Estados Unidos (NAAA, na sigla em inglês) teve uma reunião de dirigentes das entidades aeroagrícolas norte-americana, canadense e do Brasil e Mercosul. O encontro ocorreu no estande da revista AgAir Update, onde o presidente de Sindag e do Comitê Mercosul e Latino-Americano de Aviação Agrícola, Thiago Magalhães, teve uma conversa com dirigente da NAAA, Mark Kimmel, e o presidente da Associação Canadense de Aplicadores Aéreos (CAAA), Chad Vanderbyl. Os três trocaram experiências e conversaram sobre desafios e cenários do setor nas Américas do Norte e do Sul e desafios no mercado mundial. Magalhães ainda aproveitou para convidar seus colegas para o Congresso da Aviação Agrícola do Brasil, que vai ocorrer em julho do ano que vem (dias 19 a 21), em Sertãozinho, São Paulo.

Presidente de Sindag e do Comitê Mercosul e Latino-Americano de Aviação Agrícola, Thiago Magalhães, teve uma conversa com dirigente da NAAA, Mark Kimmel, e o presidente da Associação Canadense de Aplicadores Aéreos (CAAA), Chad Vanderbyl.
Presidente de Sindag e do Comitê Mercosul e Latino-Americano de Aviação Agrícola, Thiago Magalhães (à dir.), teve uma conversa com dirigente da NAAA, Mark Kimmel (à esqu.) e o presidente da Associação Canadense de Aplicadores Aéreos (CAAA), Chad Vanderbyl (centro).

Em outro encontro, Magalhães também conversou sobre mercado brasileiro e o Congresso 2022 com representantes de empresas já confirmadas e patrocinadoras do evento brasileiro:  o coordenador de Vendas da Air Tractor, Chris Lockhart, o gerente-sênior de Marketing da Pratt & Whitney Canadá (PWC), Natanael Vaz, Grant e Logan Lane (Lane Aviation – representante Air Tractor), o gerente geral de vendas e marketing da PWC, Ryan Densham, e a vice-presidente de Marketing da Turbine Conversions, Ann Grahek. Outro encontro do representante do Mercosul no evento norte-americano foi com CEO da Thrush Aircraft, Mark McDonald. Lembrando que tanto a Thrush quanto a Air Tractor são as principais fornecedoras de aeronaves turboélices para o mercado aeroagrícola brasileiro, responsáveis por pelo menos metade dos mais 4% de crescimento estimado para este ano na frota do setor no País.

“De um lado, temos muitas novidades aqui no evento norte-americano que esperamos ver e nosso evento no Brasil. Principalmente em gestão de aplicações, com sistemas pré e pós voo, lançamentos como as novas aeronaves da Thrush (modelos 510 P2 e 510 P2+), novas barras (de pulverização) de ângulo variáveis da Air Tractor e outras. Por outro lado, o Brasil está tendo uma representatividade cada vez maior como fornecedor de equipamentos e tecnologias para os Estados Unidos, com a Perfect Flight, Zanoni Equipamentos e Aeroglobo. Temos muitos empresários aeroagrícolas norte-americanos e canadenses na feira”, destaca Magalhães.

Além da mostra no Savannah Convention Center, a tecnologia e o mercado aeroagrícola brasileiros também ganharam destaque na palestras para o público da América do Norte. Como na palestra do assessor técnico do Sindag, doutor em Agronomia e empresário da Perfect Flight, Henrique Campos. Nesse caso, abordando mudanças das tecnologias aeroagrícolas no Brasil e perspectivas para os próximos anos.

 

Fonte: Sindag

 

 

(Vandre Dubiela/Sou Agro)