PECUÁRIA
Conheça as tecnologias criadas a partir da carne bovina
#souagro| Você sabia que o setor de carne bovina também é responsável pela criação de tecnologias importantes? Pois bem, há muitas inovações feitas por brasileiros com resultados incríveis. Dr. Agro detalha esses projetos que fizeram toda diferença.
Veja o vídeo:
- Silagem é colhida sem grãos e vacas são descartadas
- Fazenda é alvo de furto de gado pela 2ª vez, sempre no fim de ano
Tecnologia ILPF
Uma das tecnologias criada por brasileiros é a integração lavoura pecuária floresta (ILPF): “Foi criada pela Embrapa, é um sistema que permite você consorciar em uma mesma área diversas atividades, trazendo comisso muitos benefícios em prol da sustentabilidade. São seis benefícios: Primeiro, melhoria do bem estar animal. Segundo, redução da abertura de novas áreas. Terceiro, aumento da renda. Quarto, diversificação na produção de produtos agrícolas. Quinto, mitigação dos gases de efeito estufa. Sexto, conservação e proteção do solo. Na mesma área você tem lavoura, depois entra pasto, aí você tem árvore e isso tudo vai propiciando esse benefício que a gente falou. Em 2009, o Brasil esteve na Conferência do Clima na Dinamarca e entre o pacote que o Brasil ofereceu estava chegar até 2020 com 4 milhões de hectares sobre o sistema e ILPF. E o que aconteceu em 2018? o Brasil já estava com 9 milhões de hectares nesse sistema. Isso contribuiu o sequestro de 22 milhões de toneladas de carbono. O nosso potencial é chegar a 30 milhões de hectares com essa tecnologia vai ser um show do Brasil para o mundo”, explica Dr. Agro.
- Produção leiteira: ausência de doenças no gado garante lucros
- Mandioca: técnica inovadora para plantio é criada
Carne Carbono Neutro
Uma outra criação da Embrapa é a possibilidade de comer carne carbono neutro feita pelos brasileiros, isso significa que você compensa a atividade da pecuária com o crescimento de árvores naquela mesma região: “Nós já temos isso, temos o selo e já temos carne no mercado com essa filosofia ambientalmente adequada para conquistar o mundo”, explica Dr. Agro.
- Ovos: conheça o manejo seguro em pequenas produções
- Avicultura no vermelho: remuneração não cobre os custos
Reutilização do esterco
O Brasil tem muitos animais no mesmo espaço, isso gera um alto volume de esterco e esse esterco pode ser reutilizado na agricultura como fertilizante para as lavouras, bem como transformados em gases via biodigestores, possibilitando a rotação de turbinas e a produção de energia elétrica: “O cultivo de lavouras agrícolas como a soja e o milho é direcionado para a produção de ração que os bois vão comer. Na fábrica de rações, os grãos produzidos pela atividade agrícola e que foram fertilizados pelos dejetos dos animais pelo esterco, vão ser usados na formulação de dietas balanceadas que vão justamente dar mais ganho de peso aos animais. A eletricidade que também foi gerada, vai ser direcionada para as atividades da propriedade como um todo, podendo até ser vendido o excedente para as pessoas da cidade utilizarem”, finaliza Dr. Agro.
(Débora Damasceno/ Sou Agro com Dr. Agro)