Eucalipto
ESPECIAIS

Brasil tem 9,8 milhões de hectares de florestas plantadas

Eucalipto
Vandre Dubiela
Vandre Dubiela

 

O Brasil possui 9,8 milhões de hectares de florestas plantadas, o que corresponde a 1% do território nacional, com grande estoque de 1,88 bilhão de toneladas de gás carbônico (CO2) equivalente.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 76% da produção total de florestas no país é destinada ao eucalipto e 20% ao pinus, garantindo as maiores taxas de produtividade de florestas plantadas do mundo, sendo 39 metros cúbicos de hectare para eucalipto e 31 m3/ha para pinus.

O Dia Nacional da Silvicultura é celebrado nesta terça, 7 de dezembro. A silvicultura tem grande importância para a economia brasileira. De janeiro a outubro de 2021, os produtores florestais foram responsáveis por 11% das exportações, totalizando uma receita cambial de US$ 11,3 bilhões.

O silvicultor Amador Reis, da Zona da Mata de Minas, planta eucalipto em 30 hectares para produzir carvão vegetal. “Na propriedade eu planto, cuido, colho e produzo meu carvão nos fornos de barranco e fornalha”.

Segundo o produtor, apesar de criar algumas vacas leiteiras e produzir silagem, o carvão vegetal é a sua principal fonte de renda. “Antes, eu plantava as mudas de sacolinha, feitas em casa mesmo. Hoje, faço uso do eucalipto clonado, que cresce muito mais rápido”.

Em 2007, João Favero Neto adquiriu uma propriedade rural no município de Aparecida do Taboado, a 450 quilômetros de Campo Grande (MS), para investimento pessoal. No mesmo ano João dividiu igualmente a propriedade e iniciou o plantio de seringueira e eucalipto.

“Atualmente são 58 mil seringueiras, sendo 32 mil em produção (extração de látex) e o restante em formação. O eucalipto, para lenha e celulose, já está na fase de ciclo de corte”, explicou Favero.

Segundo o heveicultor, é necessário ter paciência para iniciar na atividade. “A produção da seringueira começou no 7º e 8º ano e no início são extraídos apenas 3 quilos de látex, até alcançar os 9 quilos”.

 

Fonte: CNA

(Vandre Dubiela/Sou Agro)