ESPECIAIS
Bióloga explica as causas de aparições de onças na cidade
#souagro | A aparição de uma onça-parda em um bairro de Francisco Beltrão, no Sudoeste do Paraná, no domingo pela manhã, tentando entrar em uma residência, foi comentada pela bióloga Yara Barros, coordenadora do Projeto Onças do Iguaçu. Ela explicou também o motivo dessas aparições cada vez mais corriqueiras nas cidades.
Veja o que diz a respeito Yara Barros, bióloga e coordenadora do Projeto Onças do Iguaçu
Segundo ela, trata-se de um puma ou onça-parda. “Aparentemente, é um animal jovem. Esse tipo de situação ocorre quando animais jovens acabam dispersando das mães e entrando na cidade ou por algum outro motivo, espantados do seu ambiental natural”.
Os pumas costumam ser um pouco mais curisosos, ter uma plasticidade ecológica um pouco maior e acabam as vezes aparecendo nas cidades. “É importante não se aproximar do animal, não jogar objetos e muito menos chegar perto para tirar fotografias e acuar o animal. Ele precisa ter espaço para sair de onde ele está e poder retornar para a mata”.
Outro passo importante é avisar as autoridades ambientais, polícia ambiental para adotar as medidas cabíveis e seguras de captura, se for o caso. “Não é um animal que vai atacar à toa. Pelo vídeo, é possível perceber que ele está assustado e simplesmente buscando uma rota de fuga para poder retornar à mata”, explica a bióloga e coordenadora do Projeto Onças do Iguaçu.
(Vandré Dubiela/Sou Agro)