PECUÁRIA
Mesa-redonda aponta perspectivas à avicultura
Avicultura | Cascavel será sede no dia 26 de novembro, de uma mesa-redonda organizada pelo Sindiavipar (Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Paraná), presidido pelo engenheiro agrônomo Irineo da Costa Rodrigues. A informação conta no blog do jornalista Caio Gottlieb. O encontro será na Churrascaria Portal. A finalidade é a de fazer uma avaliação do cenário atual e perspectivas do segmento da avicultura paranaense.
Clique e faça parte do grupo de WhatsApp do Sou Agro
Clique e siga o portal Sou Agro no Instagram
O Paraná é o maior produtor de carne de aves do Brasil, com 34% de participação no mercado. O Estado também ostenta o título de maior exportador de carne de ave do País, com 40% dos embarques. O Sindiavipar congrega atualmente 51 empresas entre abatedouros, incubatórios e parceiros comerciais. A mesa-redonda do dia 26 de novembro terá início às 11h e também marcará a confraternização de fim de ano.
Cascavel: 1ª do Paraná e 4ª do Brasil em negócios agropecuários
O impacto da nova Ferroeste no setor madeireiro
De acordo com o presidente do Sindiavipar, Irineo da Costa Rodrigues, a atividade da avicultura no Paraná garante a geração de 85 mil empregos diretos. São 8.200 propriedades rurais envolvidas nas primeiras fases da cadeia de produção, com mais de 18.200 aviários e 40 frigoríficos. São números superlativos e que comprovam a importância deste segmento para a economia do Paraná e também do Brasil.
Aprosoja Mulher visa a melhoria da gestão no campo
Paraná representa 14,3% da 1ª safra de milho nacional
Em 2020, foram processadas 4,49 milhões de toneladas da proteína, gerando uma receita de R$ 21,7 bilhões, ou seja, 20% do VBP (Valor Bruto da Produção) paranaense. Cada emprego direto gerado nas indústrias induz à criação de 17 mil empregos de maneira indireta, correspondente a um contingente de mais de 1 milhão de trabalhadores vinculados à atividade. A exportação de carne de aves rendeu ao Brasil em 2020 um total de US$ 2,5 bilhões.
(Vandré Dubiela/Sou Agro, com informações do blog Caio Gottlieb)